SMIT enaltece o Dia Internacional do Nelson Mandela relembrando programa especial do Fab Lab Livre SP

Iniciativa destaca a luta pela igualdade racial e reconhece projetos que promovem os direitos da população negra e grupos étnico raciais na cidade.

No dia 18 de julho, o mundo celebra o Dia Mundial do Nelson Mandela, uma data em homenagem ao líder sul-africano, Nelson Mandela, conhecido por sua incansável luta contra a segregação racial e por sua contribuição para a promoção dos direitos humanos e igualdade social. Nesse contexto, a rede FAB LAB LIVRE SP, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), por meio da Prefeitura de São Paulo, enalteceu o legado de Mandela com um programa especial.

Como forma de representar a luta pela igualdade racial na cidade de São Paulo, a rede FAB LAB LIVRE SP incluiu em sua programação uma série de oficinas para a criação de prototipagem de troféu do Prêmio Nelson Mandela. As atividades de design da premiação ocorreram no FAB LAB Centro Cultural Penha, durante dois sábados consecutivos (24/06 e 01/07), com instrução de uma equipe técnica especializada em fabricação digital e manuseio dos maquinários. Essas atividades foram direcionadas especificamente a pessoas negras e indígenas com conhecimentos prévios em ferramentas digitais utilizadas nos campos do design de produto, arquitetura, artes visuais e áreas correlatas, teve o propósito de reconhecer e valorizar iniciativas que promovam os direitos da população negra e de outros grupos étnico-raciais no município de São Paulo.

Instituído pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, projeto vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o Prêmio Nelson Mandela será entregue em uma cerimônia no mês de novembro, mês alusivo à consciência negra. O prêmio contemplará programas e projetos de associações, fundações, organizações não governamentais, núcleos religiosos ou artísticos que se destacaram em suas contribuições para a promoção da igualdade racial e o avanço dos direitos étnico-raciais.

Mandela foi uma figura importante na luta contra o Apartheid, um regime de segregação racial instituído na África do Sul, que durou de 1948 a 1994. O Dia Internacional de Nelson Mandela, celebrado em sua data de aniversário, é um momento especial que promove a reflexão sobre a vida do memorável defensor da dignidade.

No Dia Mundial de Nelson Mandela, a cidade de São Paulo destaca e reconhece três iniciativas exemplares em prol dos direitos da população negra e de outros grupos étnico-raciais. Essas ações são realizadas por associações, fundações, organizações não governamentais, núcleos religiosos ou artísticos, que têm sede e atuam no município há mais de um ano.

Para concorrer ao Prêmio Nelson Mandela, os projetos são submetidos à avaliação de uma comissão julgadora composta por personalidades indicadas em listas tríplices pelas entidades vinculadas ao tema. A comissão seleciona as iniciativas inovadoras que beneficiam a comunidade negra, povos indígenas e comunidades tradicionais da cidade de São Paulo. Os projetos devem ter sido desenvolvidos no período de até quatro anos antes da premiação.

Com essa homenagem ao grande líder, a cidade de São Paulo reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade racial e o incentivo a iniciativas que impulsionem os direitos étnico-raciais no município. O Prêmio Nelson Mandela é uma honrosa celebração dessas ações transformadoras, contribuindo para um futuro mais justo e igualitário para todos.