Rede FAB LAB LIVRE SP recebe selo de inovação e cidadania em prêmio que defende a democracia por meio de atitudes cidadãs

Programa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia é reconhecido por promover inclusão digital usando técnicas de prototipagem e cultura maker.

Auditório Teatro FAAP - Prêmio Raymundo Magliano Filho | Foto: Ascom SMIT

No dia 07 de março (terça-feira) aconteceu no Teatro FAAP, em São Paulo, a 1ª edição do Prêmio Raymundo Magliano Filho, realizado pelo Instituto Norberto Bobbio, associação sem fins lucrativos que tem como objetivo expandir a experiência democrática por meio da participação e da consciência cidadã. O prêmio leva o nome do fundador do instituto e ex- presidente da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (2001-2008) e visa homenagear entidades profissionais, projetos acadêmicos e instituições públicas que colaboram com uma sociedade integrada, no que se refere à defesa civil, igualdade e inovação cidadã.

O programa FAB LAB LIVRE SP, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), esteve presente no evento e foi premiado com o selo de “Inovação e Cidadania”, por oferecer aos cidadãos da cidade de São Paulo o acesso à tecnologia por meio de oficinas de fabricação digital, executadas em treze laboratórios distribuídos pela capital paulista. O programa tem como maior objetivo instigar a criatividade, introduzindo a cultura maker, técnica onde uma única pessoa ou grupo elabora algum artefato, de maneira gratuita podendo vir a facilitar formas de empreender.

Para nós é muito importante ganhar o prêmio de Inovação e Cidadania, porque acreditamos que o acesso à tecnologia da população mais carente, mais pobre, precisa ser democratizado. Precisamos dar acesso às pessoas à tecnologia de ponta.Enfatizou Raphael Rossato, diretor da Rede FAB LAB LIVRE SP.

 

Raphael Rossato em seu discurso na premiação | Foto: Ascom SMIT

A maior rede de laboratórios públicos da América Latina disponibiliza em suas unidades oficinas gratuitas de fabricação digital, onde a população pode ter contato com mecanismos da tecnologia de ponta e a indústria 4.0. Equipamentos como impressora 3D, máquinas de corte a laser, métodos de arduino e robótica são utilizados em diversas programações do FAB LAB LIVRE SP.

“Oferecer acesso nas periferias à impressora 3D, máquina de corte a laser, ensino de programação a pessoas que não tiveram essa oportunidade antes. Ganhar o prêmio do Instituto Norberto Bobbio é muito importante, porque mostra que a gente está no caminho certo.” Concluiu Raphael.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br