FABFOLIA: Artigos carnavalescos são confeccionados em oficinas gratuitas de fabricação digital da cidade de São Paulo

Programa FAB LAB LIVRE SP oferece técnicas do “faça você mesmo” em programação especial para o período de carnaval, nas unidades espalhadas por todo o município.

A Rede FAB LAB LIVRE SP, dirigida pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) por meio da Prefeitura de São Paulo, disponibiliza em suas 13 unidades, espalhadas pela capital paulista, oficinas gratuitas de curta e média duração, que visam instigar a criatividade e o empreendedorismo, fazendo o uso da cultura maker.

Como forma de explorar a transversalidade da fabricação digital, o programa FAB LAB LIVRE SP amplifica a sua programação desde 2016, com oficinas temáticas durante o ano. Neste mês de fevereiro o programa instituiu atividades especiais para o carnaval, como: a produção de máscaras, adereços, bijuterias, confecção de estampas e roupas em LED. Além da costura criativa, onde o público irá reaproveitar sacolas plásticas e transformá-las em tecido para produção de pochetes e acessórios pessoais com técnica de upcycling, termo utilizado para designar a reutilização criativa.

Durante a realização das oficinas não é necessário levar nenhum material, e no fim o artefato poderá ser levado para casa, com exceção dos componentes eletrônicos como Arduino.

Oficina de confecção de máscaras e artigos | Foto: ASCOM

Para promover uma programação ainda mais alegre e lúdica, por meio da produção de artefatos carnavalescos, serão utilizados, nos cursos de curta duração exclusivos para todas as idades, mecanismos da tecnologia de ponta, disponíveis nos laboratórios. Máquinas de corte a laser com Inkscape, responsável pelo desenvolvimento de máscaras e tiaras; além de técnicas do arduino, eletrônica e programação, que irão auxiliar na produção de vestimentas em com luzes de LEDs, serão destaques nas oficinas de carnaval. 

Apresentar para os cidadãos os diferentes meios de contato com esse mundo tão diversificado e conectado com a indústria 4.0, é crucial para o seu repertório, uma vez que ao aprender as funcionalidades dos equipamentos e desenvolver ideias criativas com a “mão na massa”, eles estarão dispostos a abrir o seu leque de possibilidades para as tecnologias que virão no futuro e aptos para as novas oportunidades no mercado de trabalho.

 

Abaixo se encontra a programação completa das oficinas de carnaval, disponíveis durante o mês de fevereiro nas unidades do FAB LAB LIVRE SP:

CORTE A LASER COM INKSCAPE

Máscara de Carnaval
09/02 das 14h às 18h: Fab Lab Vila Rubi
17/02 das 14h às 18h: Fab Lab CEU Guarapiranga
18/02 das 10h às 14h: Fab Lab Vila Itororó
23/02 das 14h às 18h: Fab Lab Cidade Tiradentes

Adereços de Carnaval
14/02 das 14h às 18h: Fab Lab Itaquera
18/02 das 10h às 14h: Fab Lab Vila Itororó

Tiaras Carnavalescas
17/02 da 10h às 14h: Fab Lab Penha
17/02 das 14h às 18h: Fab Lab CEU Anhanguera

Bijuteria em Acrílico
11/02 das 14h às 18h: Fab Lab CCSP
15/02 das 14h às 18h: Fab Lab Heliópolis

Estampas
14/02 das 14h às 18h: Fab Lab CCJ

ARDUINO
Acessório de Carnaval com LEDs e Arduino
17/02 das 10h às 14h: Fab Lab CCSP

COSTURA CRIATIVA
Pochetes com Técnicas de Costura e Fabricação Digital
11/02 da 11h às 15h: Fab Lab Penha
23/02 das 14h às 18h: Fab Lab Galeria Olido

Customização de Peças e Acessórios
11/02 das 10h às 14h: Fab Lab Vila Itororó
 

Os endereços das unidades estão disponíveis AQUI

Para participar das oficinas é necessário realizar cadastro no site oficial do FAB LAB ou nas próprias unidades.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br