Serviços Digitalizados do Portal SP156 é exemplo de Transformação Digital

Com mais de 620 serviços digitalizados o portal oferece acessibilidade ágil e pratica, além de contribuir com o avanço da economia mundial.

O Portal SP156, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação de Tecnologia (SMIT), é uma plataforma que viabiliza o atendimento do cidadão da cidade de São Paulo de maneira integralmente digital. O canal de acesso disponibiliza informações e solicitações dos serviços públicos, como forma de promover a transformação digital e aproximar a sociedade do governo.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2022, pelo Banco Mundial, o Brasil está em 2º lugar no ranking de países que mais oferecem serviços públicos digitalizados. Sendo assim, com o intuito de suprir as necessidades da população e desburocratizar suas demandas, a metrópole paulista tem como exemplo na modernização digital o portal SP156, que oferece 622 serviços online, e com 51% das solicitações a concentração está entre:

Acolhimento para pessoas em situação de rua - Operação Baixas Temperaturas
Senha WEB - Desbloqueio online para MEI, Empresário Individual e Pessoa Física
Cartão de estacionamento Idoso - Solicitação
Tapa - buraco
Castrar cães e gatos gratuitamente
Árvore - Solicitar avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção
Programa Auxílio Brasil - Consulta situação benefício Programa Auxílio Brasil

Equipe central de atendimento SP156 | Foto: ASCOM

A transformação digital implantada pelos meios de comunicação da Prefeitura de São Paulo impacta positivamente todos aqueles que usufruem de seus serviços, já são, em média, 1 milhão de visitantes por mês no portal SP156. Para ter acesso à plataforma e realizar solicitações que não exigem anonimidade, como denúncias, é necessário que o cidadão acesse a guia “CADASTRAR”, no próprio site, e informe nome completo ou razão social, e-mail, número telefônico, endereço residencial ou comercial.

Visando simplificar a resolução dos problemas da população, recentemente o Portal SP156 disponibilizou duas formas de acesso à plataforma, além do cadastro com o preenchimento de dados, o usuário pode realizar seu login por meio de uma conta já existente do Governo Federal, o que torna a navegação mais prática e segura. A plataforma “GOV.BR” foi um dos indicadores da avaliação do Banco Mundial e obteve um alto conceito no que diz respeito à digitalização de serviços públicos. Com isso, é importante que a metrópole paulista esteja interligada com esse meio que facilita a autenticação digital única do cidadão em relação aos serviços públicos digitais.

Outra maneira do cidadão solicitar os serviços disponíveis pelo Portal SP156 é direcionar-se até as unidades do Descomplica SP, programa idealizado pela SMIT, que fornece um atendimento humanizado, com uma equipe técnica disposta a auxiliar todos que desejam utilizar a plataforma por meio de equipamentos eletrônicos e internet.

O portal SP156 tem como finalidade modernizar a acessibilidade da população, ação que vem ganhando destaque nos serviços públicos, com mais de 436 mil solicitações concluídas no site. Esse ideal visa à economia dos gastos por parte do cidadão, já que realizar suas necessidades de forma digital evita o gasto com transporte, impressão e envio de documentos, além da economia de tempo e agilidade dos processos. Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) “A cada 1 real investido em digitalização, 27 reais são economizados pela prefeitura”.

A digitalização é importante não somente para a Prefeitura de São Paulo, lhe permitindo reinvestir o dinheiro economizado em outras atividades da cidade, mas principalmente, para a população, pois lhe assegura a redução de gastos em deslocamentos, valores pagos e impressão de documentos para dar entrada presencialmente em serviços que, hoje, estão a alguns cliques de distância pelos canais de atendimento SP156.” Afirma Jorge Gustavo Pinna Rodrigues, Coordenador de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br