Prefeitura anuncia parceria entre Amazon Web Services (AWS) e Inspira Sampa

Termo de cooperação que visa mais de 10 mil capacitações entre servidores e munícipes foi assinado nesta quarta-feira.

A Cidade de São Paulo irá promover um amplo programa de atividades relacionadas à computação em nuvem e transformação digital em colaboração com a Amazon Web Services (AWS). As capacitações irão acontecer em conjunto com diversos órgãos da administração municipal, sendo eles: Centro de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de São Paulo, o Inspira Sampa, Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e o Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE).

O programa visa promover novas atividades sobre o uso e a adoção da computação em nuvem entre equipes de TI e gestores que atuam nos órgãos do governo do município de São Paulo. O plano de trabalho terá uma programação periódica de atividades, incluindo, a divulgação, qualificação e fomento dos serviços de computação em nuvem e a aplicação dos programas AWS no âmbito municipal.

O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes, pelo secretário municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) Juan Quirós, pelo CEO da PRODAM-SP Johann Dantas, pela Secretária de Gestão Marcela Arruda, pela Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Aline Cardoso e pelo diretor da AWS para o setor público, Paulo Cunha, na tarde desta quarta-feira, (21).

Johann Dantas reforçou a importância da iniciativa: “Vamos atuar transversalmente em diversas frentes, com capacitação para o servidor municipal, experimentação de tecnologias disruptivas, capacitação técnica para a população na ponta, imersão e conteúdos para startups e formação executiva para os gestores públicosdisse o presidente da PRODAM.

No ano de 2023 AWS Serviços Brasil LTDA oferecerá os seguintes programas de aprendizagem:

- AWS DigiTech: Oferece formação técnica aprofundada para servidores da área de TI do município, visando para inovar e utilizar as mais novas tecnologias e ferramentas.

- AWS Skill Builder: Programa direcionado para iniciantes da nuvem, que oferece centenas de horas de treinamento e recursos autoguiados com mais de 200 cursos gratuitos e com certificação posterior.

- AWS Massive Training: Parceira de instituições do mercado que busca qualificar pessoas que não estejam em área de TI atualmente, mas que gostariam de iniciar os seus estudos na área de computação em nuvem de forma gratuita.

- AWS EdStart: Projetado para ajudar empreendedores de EdTechs a criar a próxima geração de soluções de aprendizado online, análises e gerenciamento de campus na Nuvem AWS, que será direcionado para edtechs residentes do Inspira Sampa.

- AWS Activate: Fornece a startups qualificadas ferramentas, recursos e conteúdos gratuitos projetados para simplificar cada etapa da sua jornada.

- Curso de Formação Executiva em Transformação Digital: Visa aprofundar os conhecimentos sobre a Transformação Digital dos executivos da Prefeitura (secretários, secretários-adjuntos, chefes-de-gabinete, presidentes e diretores de empresas públicas).


Paulo Cunha, diretor da AWS para o setor público destacou: “A nuvem permite aos governos adaptarem-se e mudarem rapidamente em benefício dos seus cidadãos, para além da sua agilidade, segurança e escalabilidade. Com a nuvem, é possível democratizar o acesso a tecnologias altamente sofisticadas, ajudando as agências governamentais a inovar numa variedade de processos”.

O Plano de trabalho visa atingir os seguintes resultados:


• Capacitação online de 10 mil munícipes por meio dos Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE).

• 1,2 mil servidores públicos da área de tecnologia (gestores e técnicos de TI).


• A finalização do plano de trabalho de servidores públicos da área executiva e de gestão da Prefeitura (secretários, secretários-adjuntos, chefes-de-gabinete, presidentes e diretores de empresas públicas).


Essa é uma parceria importante para elevar o nível de capacitação dos funcionários do governo em tecnologia, são mais 200 cursos gratuitos e com possibilidade de certificação. Isso aprimora o resultado da gestão pública feita com o auxílio da tecnologia”, destacou Juan Quirós, secretario de Inovação e Tecnologia.

Sobre o Inspira Sampa:
O Inspira Sampa, iniciativa da Empresa de Tecnologia da informação e inovação na cidade de São Paulo junto a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, é um projeto que visa à promoção da cultura de inovação na cidade de São Paulo, por meio da conexão com startups e do uso de tecnologias, como a computação em nuvem. O Hub proporciona a integração entre as secretarias e a capacitação dos servidores, para que os serviços prestados aos cidadãos sejam cada vez mais inovadores e de excelência.
 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br