Prêmia Sampa 2022 reconhece cinco projetos inovadores em cerimônia que homenageia o servidor público

Após longos meses de trabalho e dedicação, é realizada a premiação que valoriza ideias dos servidores e servidoras. Projetos da área da saúde levou menção honrosa por inovar durante a pandemia.

Aconteceu, nesta segunda-feira (12), às 09h, a cerimônia de premiação que reconhece servidores e servidoras municipais que, a partir de projetos em grupo, fomentam a cultura da inovação na Prefeitura de São Paulo. O Premia Sampa 2022, ação conjunta das Secretarias Municipais de Inovação e Tecnologia (SMIT) e a Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), visa reconhecer os servidores públicos que elaboraram projetos inovadores de maior relevância para a Cidade de São Paulo, nos diversos setores que auxiliam na transformação da cidadania e que contribuem para a cultura de inovação na metrópole.

Divulgação: Marcello Zambrana (Trio de Cordas Ensemble FTM)

A abertura do evento contou com a apresentação do Trio de Cordas Ensemble FTM, grupo formado por músicos da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo.

Para entregar o prêmio aos vencedores, subiu ao palco, o Secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós:

“Esse prêmio só é possível devido ao esforço, dedicação em busca de soluções inovadoras por parte dos funcionários, parabenizo aos que tiveram a iniciativa de se inscreverem, o governo ganha muito com funcionários capacitados, isso garante uma sociedade mais justa e uma população mais feliz. Acredito que a inovação e tecnologia têm a capacidade de inclusão social por meio da inclusão digital, portanto parabéns também a todos os responsáveis e premiados neste dia tão especial’’. Retratou o secretario.

Divulgação: Marcello Zambrana
(Na foto, estão: Secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós, Secretária de Gestão Marcela Arruda e a Secretária de Cultura Aline Torres)

Marcela Arruda, Secretaria Municipal de Gestão também entregou os troféus aos vencedores e enfatizou em seu discurso:

“Para a Prefeitura, é gratificante ver os servidores empenhados diariamente na busca de novos projetos, renovando ações que resultarão em uma melhor governança pública. Estamos muito gratos por essa parceria entre a Secretaria de Gestão e a Secretaria de Inovação e Tecnologia por proporcionar esse momento tão especial, podemos ver a gratidão e felicidade de cada servidor público. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos e, principalmente, o nosso prefeito Ricardo Nunes, que tem apoiado todos os dias esse projeto”.

Na edição de 2022, o prêmio foi dividido em 6 categorias, sendo elas: Larga Escala, Iniciativas Locais, Processos Internos, Políticas Públicas, Linguagem Simples e Inovação Aberta. Onde 3 projetos foram reconhecidos por categoria.

Conheça os projetos vencedores:

• Categoria Inovação em Larga Escala:
1º Lugar: Inovações no programa “Bolsa Trabalho” para a população em situação de rua - Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
2º Lugar: Programa de residência em Gestão Pública - Secretaria Municipal de Gestão.
3º Lugar: Novo modelo de cargos em comissão e funções de confiança - Secretaria Municipal de Gestão.

• Categoria Inovação em Iniciativas Locais:
1º Lugar: Projetos curriculares integrados: proposta integral, integral e integradora - Secretaria Municipal de Educação.
2º Lugar: Saídas pedagógicas: A escuta das crianças e o acesso à cultura na cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Educação.
3º Lugar: Plano de gestão do arquivo histórico municipal 2021-2024: A nova gestão pública em escala local- Secretaria Municipal de Cultura.

• Categoria Inovação em Processos Internos:
1º Lugar: Painéis de gestão e monitoramento-Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento social.
2º Lugar: A acreditação institucional de ouvidorias do SUS: Certificação para a rede de ouvidorias da cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Saúde.
3º Lugar: Tornar público o processo OGM - Controladoria Geral do Município.

• Categoria Inovação em Políticas Públicas:
1º Lugar: Aprimoramento da rede de atenção à saúde integrada do público LGBTQIA+ - Secretaria Municipal de Saúde.
2º Lugar: Programa uniforme e material escolar - Secretaria Municipal de Educação.
3º Lugar: Plataforma Participe+ da Casa Civil em parceria com a Secretaria de Governo Municipal.

• Categoria Inovação em Linguagem Simples:
1º Lugar: Ponto final ao abuso sexual no transporte público de São Paulo - Secretaria Municipal de Transporte e São Paulo Transporte
2º Lugar: Cartas de Serviços ao cidadão: A melhoria na informação como base para a excelência no atendimento ao público- Secretaria de Inovação e Tecnologia.
3º Lugar: Programa Educativo: Viva a vida com diabetes na Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Saúde.

• Categoria Inovação Aberta:
Apesar da categoria que visa à solução de problemas públicos por meio do uso de dados ter seu troféu produzido, não houve inscrição de projetos por motivos de não cumprimento dos requisitos mínimos

CARTAS DE SERVIÇOS AO CIDADÃO


Divulgação: Marcello Zambrana
(Da esquerda para direita na foto, estão: Secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós, Tabata Ribeiro, Luzilene Golçalves e a Secretária de Gestão Marcela Arruda).

O projeto “Cartas de Serviços ao cidadão: A melhoria na informação como base para a excelência no atendimento ao público”, abordado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), foi reconhecido em 2º Lugar na categoria inovação e linguagem simples. A proposta é oferecer à população uma ferramenta que apresente de forma simples e coloquial as orientações de como solicitar um serviço público digitalizado. 

Além das categorias vencedoras, em respeito ao trabalho e ao esforço da Secretária Municipal de Saúde no enfrentamento à Pandemia da Covid-19, o Secretário Adjunto Maurício Serpa entregou o titulo de menção honrosa para os seguintes projetos:

-Elaboração de painéis indicadores sob a evolução da pandemia da covid-19. 
-Distribuição de vacinas desafios antes e pós-pandemia. 
- Projeto de Olho na Fila. 
-Vacina ao alcance de todos. 

“A existência desse prêmio é de extrema importância para servir de incentivo aos servidores que se dedicam diariamente para aprimorar o atendimento ao cidadão. A minha equipe tem essa consciência que pode fazer a diferença na vida de quem procura o serviço da prefeitura” retratou o Coordenador de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos – CASP.



Troféus, uma obra de arte em homenagem a monumentos paulistanos:


Divulgação: Marcello Zambrana
(Troféu desenvolvido pelo “Istituto Europeo di Design” nas unidades do Fab Lab Livre SP)

O evento teve um destaque à parte os troféus: Os troféus da premiação “Premia Sampa 2022” foram desenvolvidos pelo “Istituto Europeo di Design” nas unidades do Fab Lab Livre SP, em oficinas de “Design Sprint” processo de design “express”, onde um grupo de pessoas se reúne por um curto período de tempo para desenvolver um produto ou serviço. Com a participação do (011).LAB - laboratório de inovação em governo da Cidade de São Paulo, da Secretaria SMIT, foram desenvolvidos 6 esculturas que homenageiam os monumentos paulistanos.

“O Premia Sampa é um marco pra gente, encontro que a gente realiza a cada 2 anos. É muito lindo ver a reação das pessoas de terem seus projetos reconhecidos, isso nos motiva a continuar fazendo esse evento. O premio de inovação é importante para conectar as pessoas umas com as outras, e nós da Secretaria de Inovação temos papel fundamental nisso, por que lidamos com problemas reais da população. Estamos muito felizes com a conclusão da cerimônia, agora vamos no preparar para a edição de 2024”. Vitor Fazio, Coordenador do (011).Lab – Laboratório de Inovação e Governo da Prefeitura de São Paulo.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br