Premia Sampa da Prefeitura chega à fase de avaliação dos Projetos

A Comissão Julgadora composta por 14 especialistas a partir de agora irá avaliar o conteúdo do material apresentado pelos semifinalistas. É a fase dedicada a confirmar informações, esclarecer dúvidas e deliberar sobre os finalistas que serão premiados.

O Premia Sampa é uma ação das secretarias municipais de Gestão (SEGES) e de Inovação e Tecnologia (SMIT), que tem como objetivo reconhecer e premiar servidores e servidoras municipais que inovam em suas funções a partir de projetos em grupo e fomentam a cultura da inovação na Prefeitura de São Paulo.

Na edição de 2022, serão premiadas iniciativas inovadoras em 6 categorias diferentes: Larga Escala, Iniciativas Locais, Processos Internos, Políticas Públicas, Linguagem Simples e Inovação Aberta.

Para avaliar os projetos inscritos, o Premia conta com uma comissão Julgadora constituída por especialistas de várias áreas sem vínculo empregatício com a gestão pública municipal. Os especialistas recebem um Relatório sobre o Projeto e também o Relatório de Avaliação. Ambos elaborados pela comissão organizadora. A partir desses relatórios a comissão julgadora faz uma análise crítica e compõe as avaliações.

A avaliação ocorrerá nos dias 25/11 e 29/11, sendo que ao final de cada banca, a Comissão Julgadora terminará as respectivas avaliações. As bancas contam com 14 especialistas no total que após a data citada irão indicar os finalistas premiados. Serão selecionadas até três iniciativas vencedoras por categoria. Os prêmios serão revelados e entregues na Cerimônia de Premiação, que acontecerá no dia 12 de dezembro.

Conheça os integrantes da Comissão Julgadora:

Iniciativas Locais- Carlos Veloso é Líder de Projetos de Inovação e Design de Serviços Públicos no Instituto Tellus. É formado em Administração pela UCB (Universidade Católica de Brasília) - e possui MBA em Liderança e Inovação pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Coordenou projetos de inovação na área de compras no Governo Federal e atuou como consultor no (011).lab. Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo.

Iniciativas Locais- Tâmara Andrade é Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela FGV/EAESP, especialista em Gestão de Pessoas pela FIA/USP e psicóloga pela PUC/SP. Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas, diversidade e inclusão. Atuou em consultorias e organizações multinacionais por sete anos, liderando projetos de gestão de pessoas, desenvolvendo metodologias de seleção por competências.


Larga Escala- Gabriela Brelaz é Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2012). Atualmente é professora da Escola Paulista de Política Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Larga Escala- Marcelo Facchina é Executivo Principal em Cidades Inteligentes e Municípios Digitais do CAF. Mestre em Estudos de Desenvolvimento pela Erasmus University de Rotterdam e Políticas Públicas pela Central European University de Budapeste. Atua na fronteira entre tecnologia, governança e desenvolvimento urbano há cerca de 10 anos, com experiência em cooperação técnica e financiamento de projetos em países como Brasil, Argentina, Colômbia, México, Panamá, Paraguai e outros.


Larga Escala- Marizaura Camões é Psicóloga, Doutora em administração pública. Desde 2004, tem se dedicado às temáticas de gestão de pessoas e inovação no setor público como objeto de trabalho, pesquisa e produção de conhecimento. Já atuou como coordenadora de pós-graduação, coordenadora-geral de Pesquisa, diretora de comunicação e pesquisa e chefe de gabinete. Atualmente coordena o GNova - laboratório de inovação.


Linguagem Simples- Heloisa Fischer é Mestre em Design pela PUC-Rio. Especialista em Cultura do Consumo pela PUC-Rio. Criou o Método Comunica Simples para elaborar textos mais fáceis de ler e entender. O Método está em sintonia com o movimento internacional Plain Language (Linguagem Simples). Heloisa tem contribuído para disseminar a cultura da Linguagem Simples em organizações como Banco Central, Tribunal de Contas da União, Enel, Metrô de São Paulo, Prefeitura do Rio de Janeiro e Escola Nacional de Administração Pública. Sua metodologia já treinou cerca de 40 mil pessoas.


Linguagem Simples- Luana de Barros Dratovsky
é pós-graduada em Gestão Pública pelo INSPER. Trabalhou na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo. Foi diretora no (011).lab - laboratório de inovação em governo da Prefeitura, tendo sido uma das responsáveis pela criação do Programa Municipal de Linguagem Simples.


Linguagem Simples- Natalia Esper
é formada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas, onde foi cofundadora do Cursinho Popular FGV. Trabalhou com projetos de inovação pública no (011).lab Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo. Foi trainee da Gestão Pública pela Vetor Brasil na Secretaria de Educação da Paraíba. Atuou como gestora de redes e de projetos no Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Atualmente está como Coordenadora de Produtos na Arco Educação. Acredita que o combate às desigualdades passa pelo entendimento de que as pessoas são o centro do processo.


Políticas Públicas- Carlos Mauro
é fundador da CLOO Behavioral Insights Unit e professor convidado na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (EAESP - Administração Pública) e da Porto Business School (PBS - Portugal). É formado em Economia, mestre em Administração Pública e Governo, e doutor em Filoso?a. Realizou nos anos de 2010 e 2011 o pós-doutoramento na Universidade do Porto e em 2015 foi visiting scholar (faculty) na Wharton School, na Universidade da Pensilvânia.

Políticas Públicas- Pedro Marin
é Doutor em Administração Pública e governo pela Fundação Getulio Vargas. É consultor e pesquisador nos temas de planejamento público, gestão por resultados e finanças públicas. Atualmente atua como coordenador do Programa "Orçamento e Planejamento Público" da Fundação Tide Setubal.

Políticas Públicas- Helena Lima
é Diretora executiva da República.org, instituto dedicado a melhorar a gestão de pessoas no serviço público no Brasil. É economista graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Dados, Economia e Políticas de Desenvolvimento pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Antes de ingressar na República.org, trabalhou no Instituto Sonho Grande, onde, entre outras atividades, apoiou a criação e consolidação da política nacional de Ensino Médio Integral.

Processos Internos- Flávio Alcoforado é professor da EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV – Fundação Getulio Vargas. Doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV, Mestre em Administração pela EBAPE/FGV, MBA em Gestão Empresarial pela PUC-Rio, Advogado. Atuou como consultor junto a Governos para a contratualização de resultados do Estado com o Terceiro Setor (MG, SP, ES, CE, RJ e RS).?Foi executivo em organizações estatais e do terceiro setor.

Processos Internos- Nei Grando é Diretor da Strategius. Consultor e palestrante em estratégia, inovação, transformação digital, organizações exponenciais e cidades inteligentes; pesquisador em inteligência artificial; conselheiro de empresas e mentor de startups. Autor do blog neigrando.com - Mestre em ciências pela FEA-USP, graduado em TI pela UEM, com MBA em Administração pela FGV e cursos de extensão em Estratégia e Gestão do Conhecimento (FGV) e Inovação e Redes Sociais (ESPM).

Processos Internos- Rodrigo Narcizo é Mestre em Educação e pedagogo pela UERJ. Servidor público federal, ocupante do cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e atualmente integrante da equipe do Escritório de Projetos da ANAC. Professor universitário. Cofundador do Conexão Inovação Pública RJ. Experiência em gestão de pessoas (com foco em capacitação e gestão por competências), gestão do conhecimento, gestão da inovação e gerenciamento de projetos.

 

Sobre o Premia Sampa
O Premia Sampa tem como objetivo reconhecer e premiar servidores e servidoras municipais que fortaleçam a inovação na Prefeitura de São Paulo. A premiação tem contribuído para promover projetos relevantes, compartilhar conhecimentos, reconhecer os servidores e multiplicar experiências bem sucedidas.

As primeiras edições do prêmio aconteceram em 2007 e 2008, com o nome de "Prêmio São Paulo Cidade" e foi relançado em agosto de 2018, já como “Premia Sampa”. Em 2022 a edição contará com uma cerimônia presencial, um grande evento para brindar a atuação inovadora dos servidores públicos em seus projetos.


Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da SEGES
Imprensagestao@prefeitura.sp.gov.br