Fab Lab Livre SP participa do maior festival de criatividade da América Latina, o Pixel Show

O evento contou com estudantes e profissionais que curtem design, arte, fotografia, publicidade, animação, motion, games, quadrinhos, moda, CGI, XR e muito mais.

Créditos: Divulgação SMIT/ASCOM

 

A rede Fab Lab Livre SP participou, junto com o Instituto Fab Lab Brasil e outras instituições que possuem laboratórios de fabricação digital, como o Instituto Europeo di Design- IED São Paulo e o Centro Universitário Facens, do maior festival de criatividade da América Latina, o Pixel Show, que ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro, das 9h às 21h, na ARCA.

Organizado anualmente desde 2005 pela Zupi Live, com mais de 250 expositores, reúne profissionais e estudantes de áreas da criação, design, arte, fotografia, publicidade, animação, motion, games, quadrinhos, moda, CGI, XR entre outros.

Durante o evento, a rede Fab Lab Livre SP realizou duas oficinas gratuitas, ambas de bordado com leds que atingiu a lotação máxima de participantes. A rede também realizou a exposição de projetos realizados nos laboratórios, como: uma impressora 3D construída no Fab Lab CEU Anhanguera; chapas de plásticos produzidas no Fab Lab Vila Itororó a partir de restos de filamentos descartados e que podem ser utilizadas para produção de novos produtos, fomentando o ecossistema de economia circular no município e impressões 3D variadas.

Créditos: Divulgação SMIT/ASCOM

 

A participação da rede Fab Lab Livre SP no maior evento de criatividade da América Latina, é motivo de orgulho para a cidade de São Paulo, que investe, por meios de laboratórios de criação, espalhados pelo centro e comunidades, no processo criativo dos jovens paulistanos, gerando desenvolvimento pessoal e oportunidades de trabalho.

Para Raphael Rossato, Diretor de Fabricação Digital "A participação da rede Fab Lab Livre SP na Pixel Show reforça que a inovação e a criatividade podem estar a disposição de qualquer pessoa que possua o interesse de criar ou desenvolver uma ideia de forma gratuita, seja utilizando técnicas de fabricação digital ou técnicas tradicionais".
  

Fab Lab Livre SP

Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL, o Fab Lab Livre SP é  uma rede de laboratórios públicos - espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o Fab Lab Livre SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e  produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas.

Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica. Os laboratórios de criação contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos.

São oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. Através de um processo humanizado as atividades de ensino estimulam o compartilhamento da informação e construção coletiva de ideias. Os laboratórios de criação  democratizam o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à população ferramentas tecnológicas de última geração e vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador.

Ao todo são 13 (treze) laboratórios que integram a Rede Publica de Laboratórios de Fabricação Digital, abrangendo todas as regiões do Município de São Paulo. A rede de laboratórios Fab Lab Livre SP objetiva fomentar o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras que beneficiam a comunidade e o surgimento de novas oportunidades profissionais.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br