Pequenos no mundo digital: no mês das crianças FAB LAB LIVRE SP promove oficinas que instigam a curiosidade e a interação com a tecnologia.

Oficinas de eletrônica e corte a laser são destaques na programação do mês das crianças, que tem como objetivo apresentar a cultura maker e a tecnologia por meio de brincadeiras e dinâmicas.

Crianças caminhando no FAB LAB Vila Itororó – FOTO: ASCOM

 

O FAB LAB LIVRE SP, rede de laboratórios públicos de fabricação digital, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), ampliou a sua programação durante o mês de outubro. Atividades especiais para as crianças foram elaboradas em algumas de suas unidades, com o intuito de introduzir a tecnologia e motivar o processo criativo, oficinas digitais e equipamentos para construção de materiais tecnológicos foram executados de forma lúdica e interativa.

Os laboratórios da rede promovem a cultura maker, filosofia que difunde a ideia da criação de um projeto ou invenção por uma única pessoa ou grupo, permitindo a conexão com as tecnologias de fabricação digital e a prototipagem rápida de objetos. A inserção desse método para as crianças, principalmente as que vivem situação de maior vulnerabilidade e que muitas vezes não possuem acesso às tecnologias digitais, contribui para o desenvolvimento da criatividade, habilidades cognitivas e potencialização do seu protagonismo no convívio social e ambiente escolar.

Uma das unidades que avançou com a ideia do entretenimento digital no mês das crianças foi o FAB LAB Vila Itororó, no bairro da Bela Vista em São Paulo. O laboratório recebeu os alunos do Centro da Criança e do Adolescente Nossa Senhora do Carmo, com idades entre 10 e 14 anos, que com o auxílio do corpo técnico formado por Marcix Basso e Johnny Miranda, acompanharam todo processo de construção das peças de quebra-cabeça e robô em MDF na máquina a laser, além de usarem técnicas eletrônicas da robótica, como o LED, para complementar a confecção.

A primeira etapa da oficina de eletrônica foi o recorte dos moldes de robôs na máquina a laser, os técnicos mostraram todo o processo de separação térmica, fechamento da impressora a laser, até o momento do recorte. Logo após os alunos aprenderam como instalar as luzes de LED em uma bateria de lítio e encaixar no robô em MDF, para que ele ficasse iluminado. Por fim, as crianças customizarem suas invenções, com canetinhas e lápis de colorir, cada uma enfeitou a sua maneira.

Eu aprendi que quando o positivo com negativo, encosta no ímã, a luz acende, e tem um lado específico para encostar. Lá na escola fazemos trabalhos à mão também, mas eu achei muito melhor fazer na máquina, porque é muito mais fácil”. Douglas, 12 anos (7º ano - CCA Nossa Senhora do Carmo)

 

 

            

          Crianças segurando quebra-cabeça em MDF e robô em LED  – FOTO: ASCOM

 

O acesso à tecnologia nos tempos atuais é uma maneira importante de inserir o cidadão na sociedade e em diversos aspectos, como acesso à cultura, lazer, ciência, cidadania e a busca de seus direitos como pessoa.

Sendo assim, a oportunidade oferecida nas unidades do FAB LAB, é uma maneira de apresentar para as crianças os diferentes meios de contato com esse mundo tão diversificado e conectado com a indústria 4.0, além de serem cruciais para o seu repertório, uma vez que ao aprender as funcionalidades dos equipamentos e desenvolver ideias criativas com a “mão na massa”, elas estarão dispostas a abrir o seu leque de possibilidades para as tecnologias que virão no futuro e aptas para as oportunidades no mercado de trabalho.

O fato de sair do colégio e ir conhecer lugares diferentes, é muito legal. Eles (crianças) falam muito que gostam de coisas práticas, então essas atividades fazem muito bem pra eles se desenvolverem” - Professora Giovana Vieira (CCA Nossa Senhora do Carmo).

 

Técnicos Marcix e Johnny auxiliando crianças com robô em LED – Foto: ASCOM

 

A rede FAB LAB LIVRE SP é um canal que além de disseminar conhecimento no meio digital, possibilita a democratização do acesso às novas tecnologias. Os laboratórios permitem que toda a população paulista execute projetos para uso próprio ou para fins profissionais, por meio de equipamentos de fabricação digital das máquinas a laser e ferramentas de marcenaria. Atualmente a rede conta com 12,9 mil pessoas que utilizaram os recursos dos laboratórios, além disso, 401 projetos foram iniciados. O objetivo do programa é expandir a cultura maker e a inclusão digital social por meio da inclusão digital nos diversos extremos da capital paulista.

A valorização e aproveitamento da criatividade dos jovens com talento para a cultura maker é importante como forma de orientar, abrir portas e fazê-los a identificar novas oportunidades. Nosso papel é contribuir para transformar a vida das pessoas através da tecnologia. Eu consigo enxergar na juventude paulistana o sucesso.”  Juan Quirós, Secretário de Inovação e Tecnologia, em posicionamento sobre a técnica de cultura maker instituída nos FAB LABS.

  

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br