São Paulo recebe quatro prêmios por práticas de Cidade Inteligente

A cidade é reconhecida em 1º lugar nos âmbitos de mobilidade, economia, acessibilidade e sudeste.

Nesta terça-feira (04/10/2022) aconteceu em São Paulo a 8ª Edição do Nacional Connected Smart Cities & Mobility, o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.

A cidade de São Paulo conquistou o 3º lugar no Ranking Geral de Connected Smart Cities, por ser reconhecida como uma das cidades brasileiras que mais apresenta soluções inovadoras e atende as necessidades de seus cidadãos por meio de ações tecnológicas que possibilitam a inclusão social. Nos setores de mobilidade, acessibilidade e economia a capital ocupou o primeiro lugar.

O secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, compareceu ao evento representando o prefeito Ricardo Nunes. Ao lado dele, no painel principal, estavam os mediadores Carlos Eduardo Cardoso, responsável por Soluções e-city - Enel X e Dante Grecco, Editor - Mobilidade Estadão.


Juan Quirós, Carlos Eduardo e Dante Grecco na premiação Smart Cities – Foto: ASCOM

 

Em seu discurso o secretário apresentou algumas iniciativas da SMIT: “Estou honrado em receber esses prêmios em nome do prefeito Ricardo Nunes que nos orienta em trabalhar com celeridade para entregar avanços importantes no tocante à unificação de cadastros, digitalização de serviços e a ampliação do Wifi Livre SP”, frisou Quirós.

O secretário destacou os avanços com a digitalização dos serviços pelo Sistema SP156, que hoje são mais de 580 serviços digitais (em 2019, eram pouco mais de 100). Isso gera maior comodidade para a população e economia à Administração Municipal. “Cada real investido em digitalização, geram 27 reais de economia para a gestão, e quem diz isso é o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, afirmou.

O WiFi Livre SP, também é uma meta considerada importante pela Prefeitura. Até final de 2024, os pontos de acesso irão aumentar. “O Edital para implantação de mais 12 mil pontos está em andamento, e com isso, vamos chegar a 20 mil pontos, com prioridade em hospitais, praças públicas e escolas”, completou Juan.

Nessa edição, o Connected Smart Cities contou com a participação da Prodam, parceira da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, no fornecimento de soluções tecnológicas. A empresa expôs seu novo portfólio de serviços com produtos de grandes players, como a Amazon Web Service (AWS), Dynatrace, Google e Microsoft, além de cases da Prefeitura de São Paulo.

Por fim, o secretário parabenizou o Prefeito Ricardo Nunes e equipe pela gestão, e afirmou: “Este é só mais um resultado do nosso trabalho diário para construção de uma cidade que prioriza a tecnologia que transforma a vida das pessoas”.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br