Descomplica SP abre oportunidade de trabalho para pessoas trans

A iniciativa faz parte do Programa Transcidadania, que emprega hoje nove bolsistas.

A inclusão no mercado de trabalho é uma das iniciativas da Prefeitura, por meio do Programa Transcidadania, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). A iniciativa concede bolsas de trabalho à população LGBTQIA+.

Atualmente, são nove unidades e cada uma recebe, em média, dois bolsistas do Transcidadania, sendo no total, dezoito vagas com previsão de novas oportunidades. Os escolhidos recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$1.272,60, que inclui uma previsão para auxílio transporte e alimentação, oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Também há acompanhamento psicológico personalizado de acordo com o grau de necessidade de cada integrante.

“Esta oportunidade é valiosa para mulheres transexuais e homens trans já que a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho, reintegração social, elevação da autoestima contribuem para uma nova realidade. Amplia as perspectivas profissionais. A partir dessa nova visão a pessoa trans passa a viver com mais dignidade”, destacou o secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós

mão entregando carteira de trabalho azul para outra pessoa

“Hoje temos nove bolsistas trabalhando e muitas delas estão aptas para contratação. Nosso objetivo é que, até o final do prazo da bolsa com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, consigamos uma oportunidade fixa de trabalho para todas”, afirma Fernanda Lial, assistente de Capacitação de Pessoas da SMIT.

O Descomplica SP já possibilitou que três mulheres trans, além de exercerem atividades no programa, fossem contratadas por empresas terceirizadas.

A funcionária do Descomplica SP da unidade Penha, Camilla Costa de Oliveira, ressalta a diferença da qualidade de vida ao entrar no Programa. “Quando a gente entra no Descomplica muda bastante coisa, como o modo de vida, a forma de lidar com os momentos e a visão das pessoas em relação a nós. Além da rotina mudar completamente, pois isso dá oportunidade de as pessoas saírem da vulnerabilidade, da rua, da prostituição e, assim, passamos a querer uma mudança real para a vida”.

A quantidade de vagas disponíveis no Descomplica SP varia de acordo com a capacidade de cada unidade e os Centros de Cidadania LGBTQIA+ de cada região, que são os responsáveis pela seleção de bolsistas que ocuparão as vagas.

As unidades que os bolsistas atuam são: São Miguel Paulista, Penha, São Mateus, Santana Tucuruvi, Jabaquara e Vila Maria/Vila Guilherme. As equipes e os (as) gestores (as) adotam uma postura humanizada e de potencialização das habilidades destas pessoas no exercício diário de suas tarefas. Isso possibilita que percebam os seus conhecimentos, além de reforçar a mensagem de que elas podem transformar suas vidas.

O Descomplica SP apresenta um trabalho contínuo de formação de pessoas engajadas com a valorização e o estímulo à diversidade. O projeto percorre discussões e rodas de conversas, realiza eventos nas unidades para público interno e externo, incluindo Programa Transcidadania, que propõe fortalecer as atividades de colocação profissional, praticando a inclusão, reintegração social e resgate da cidadania para pessoas trans (travestis, mulheres e homens trans) em situação de vulnerabilidade, atendidas pela Coordenação de Políticas para LGBTQIA+.

A previsão é de que aumente o número de vagas para o programa voltado a esse público.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br