O programa Fab Lab Livre SP participa da Semana da Juventude 2022. É um incentivo para o jovem criativo e empreendedor que deseja colocar um projeto em prática.

O evento contará com participação de artistas e volta ao modelo presencial.

 Em cinco regiões da cidade de São Paulo, a partir do dia 09 de agosto até o dia 13 do mesmo mês, acontece a Semana das Juventudes 2022, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) por meio da sua Coordenação de Políticas para a Juventude. O evento comemora o Dia Internacional da Juventude, no dia 12/08, uma data definida pela ONU para celebrar a importância do papel dos jovens na sociedade.


Em cada dia o evento será realizado em um equipamento público diferente: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (09/08), Centro Cultural Tendal da Lapa (10/08), Centro Cultural Grajaú (11/08), Centro Cultural São Paulo (12/08) e Centro Cultural da Juventude Rute Cardoso (13/08). Desses cinco locais para a realização do evento, três possuem laboratórios da rede Fab Lab Livre SP.


No Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), no dia 09 de agosto, terça-feira, será realizada uma oficina que terá como objetivo apresentar todas as técnicas de fabricação digital disponíveis dentro do Fab Lab CFCCT, visando oferecer ao usuário um panorama geral de entendimento sobre o mundo da prototipagem rápida.


No dia 12 de agosto, sexta-feira, no Centro Cultural São Paulo os participantes vão aprender como fazer o escaneamento 3D, explicando o funcionamento do equipamento, limitações, preparação do modelo e, através de uma atividade “mão na massa”, realizarão a digitalização de bustos. Além do conteúdo listado, a oficina contempla uma breve introdução à impressão 3D.


Por fim, no último dia do evento ocorrerá no Centro Cultura Juventude a apresentação do espaço do Fab Lab. Quem for até o local irá conhecer as peças de mostruário e o funcionamento das máquinas disponíveis. Uma forma de cativar futuros alunos para incentivar o aprendizado de técnicas de fabricação digital. Além disso, haverá um convite para quem quiser participar do Programa e realizar projetos tanto em dias de agendamento quanto em agenda livre.


Para Raphael Rossato Caetano, Diretor da rede Fab Lab Livre SP, “A participação dos laboratórios na programação da Semana da Juventude é importante para mostrar aos jovens que na Cidade de São Paulo eles podem ter acesso gratuito a cursos de tecnologia e a ferramentas de fabricação digital, como impressoras 3D, fresadoras e máquinas de corte a laser, podendo descobrir um novo mundo de possibilidades pessoais e profissionais”.


“O objetivo do Fab Lab Livre SP é criar um espaço totalmente gratuito no qual estudantes, empresas e a comunidade possam compartilhar conhecimentos e colocar em prática seus projetos e ideias, dando oportunidades, facilitando e viabilizando o acesso à ferramentas de fabricação digital. É um espaço de formação para os profissionais da indústria do futuro! É a tecnologia chegando para os jovens e adultos que vivem nas periferias." Destaca o Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.


O Fab Lab Livre SP é uma rede de laboratórios públicos de prototipagem rápida de objetos, que proporcionam o acesso a ferramentas de fabricação digital aos seus usuários, como impressoras 3D, cortadora a laser, fresadora CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, ferramentas de marcenaria e mecânica.


Faz parte da missão do Programa estimular o público a desenvolver ideias criativas e inovadoras, por meio das tecnologias de fabricação digital e técnicas mais tradicionais, sendo valores importantes o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de projetos "mão na massa" por pessoas iniciantes ou experientes.


Para conhecer mais sobre o Fab Lab acesse o link clicando aqui.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeiturasp.gov.br