O compartilhamento de experiência entre cidades aprimora o serviço de Atendimento ao Cidadão

Áreas da prefeitura de São Paulo e de Niterói - RJ realizam reunião com objetivo de evoluir nos processos de comunicação para melhor atender os munícipes

 No dia 29 de junho de 2022, quarta-feira, houve uma reunião on-line, com duração de duas horas, sobre o atendimento ao cidadão e governo digital, entre a Supervisão de Política de Atendimento ao cidadão (SPA), pela Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT), da Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói (SEPLAG), do Rio de Janeiro.

Esse encontro virtual teve como objetivo compartilhar e trocar experiências sobre a Política de Atendimento ao Cidadão e a implementação de nova tecnologia e expertise.

A SEPLAG tem como objetivo dar continuidade na implementação da sua Política de Estratégia de Governo Digital e para isso buscou essa troca de conhecimento porque compreende que a Prefeitura Municipal de São Paulo é pioneira no tema e, principalmente, em relação à regulamentação da Carta de Serviços e o Diagnóstico do Atendimento ao Cidadão – a Carta de Serviços é a forma que o cidadão e a cidadã possuem para obter informações e/ou solicitar o atendimento aos serviços disponíveis.

O tema inovação em gestão pública é referência na Prefeitura Municipal de São Paulo e na Prefeitura Municipal de Niterói por isso o compartilhamento de informações é característica fundamental para o fortalecimento e construção da inovação no atendimento em ambos os governos.

Print de tela, sala de reunião virtual (MS Teams), 29/07/2022

“A adoção de práticas inovadoras na gestão pública é essencial para atender efetivamente às demandas da sociedade por serviços de melhor qualidade e mais eficientes. Através da adoção de novas ideias e ações a partir do uso de tecnologias associadas a transformações digitais, a SMIT vem, desde 2017, promovendo mudanças no modelo de atendimento na Prefeitura de São Paulo com a implementação dos Canais de Atendimento SP 156 (Central de Atendimento SP 156, Portal SP 156 e APP SP 156), dos Descomplicas SP e da Política Municipal de Atendimento à(o) cidadã(o). Estamos muito felizes por construirmos está sólida parceria com a Prefeitura de Niterói e a equipe da SEPLAG, onde podemos discutir ideias, projetos, ações nos temas de inovação, governo digital e atendimento à(o) cidadã(o), faz parte do planejamento estratégico da Supervisão de Política de Atendimento ampliar o intercâmbio e parcerias com demais municípios construindo de forma colaborativa uma rede onde possamos discutir inovação no atendimento público”, afirma a Supervisora de Política de Atendimento, da Secretaria de Inovação e Tecnologia, Maria Cristina Lucchesi.

Dessa forma, o encontro virtual foi importante para tirar dúvidas sobre a implementação, monitoramento e avaliação da PAC - Política de Atendimento ao Cidadão. Além, das tratativas sobre a capacitação contínua dos servidores, desafios na adesão à avaliação de satisfação e algo inovador como o Programa Linguagem Simples, do (011).lab da SMIT.
"A Prefeitura de Niterói e a Prefeitura de São Paulo são grandes parceiras nos temas de inovação, atendimento ao cidadão e governo digital. Em 2021 nossa colaboração se intensificou por meio de diálogos, troca de experiências e compartilhamento de materiais voltados principalmente à Carta de Serviços. Neste ano, temos como grande objetivo o lançamento de nossa Estratégia de Governo Digital, que envolve uma diversidade de atores e entregas com o objetivo de modernizar a gestão do município e aprimorar, cada vez mais, os serviços oferecidos aos cidadãos. Um dos produtos será o Censo de Atendimento, que busca diagnosticar o atendimento da cidade e desenvolver melhorias na qualidade dos serviços. A continuidade dessa parceria será fundamental", ressalta o Especialista em Desenho de Serviços, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), da Prefeitura Municipal de Niterói, RJ, Guilherme Queiroz Alves.

 

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Assessoria de Comunicação da SMIT
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