Oficina do Programa Linguagem Simples oferece aprendizado mútuo entre servidores municipais

O Programa elaborou uma dinâmica durante o encontro para avaliar as formas de simplificação

No dia 30 de junho, quinta-feira, e no dia 06 de julho, quarta-feira, foram realizadas as oficinas do Programa Linguagem Simples na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), localizada na Rua Boa Vista, no centro da cidade.

Idealizado pelo Laboratório de Inovação e Tecnologia (011).lab, da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT), o Programa Municipal de Linguagem Simples tem como objetivo simplificar a linguagem que a Prefeitura de São Paulo usa na comunicação com a população. As oficinas atenderam diferentes áreas da prefeitura. Desde equipes que já aplicam a metodologia, até servidores e servidoras que nunca tiveram contato com o Programa. Sempre utilizando exercícios práticos de simplificação, com exemplos de documentos oficiais como Comunicado de Lavratura de Auto de Infração da Secretaria da Fazenda, trechos do Diário Oficial, e Carta aos Pais da Secretaria Municipal de Educação.

“O Programa Linguagem Simples não está só para orientar, mas também para nos fazer pensar e desenvolver. Sempre vi a necessidade de transformar a linguagem burocrática do serviço público em uma linguagem que fosse mais acessível para população. Eu venho do terceiro setor e tinha dificuldade de compreender como a prefeitura funcionava. Dependia de um contador que soubesse ler e traduzir as normas técnicas. Depois que entrei no setor público tive a confirmação da necessidade dessa mudança. A linguagem simplificada tende a melhorar a comunicação em vários âmbitos não só para com os cidadãos, mas também para acolher os servidores novos que não estão acostumados com a burocracia”. Afirmou o servidor público da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), Cleiton Emboava.

As oficinas são importantes para avaliar como as informações estão sendo comunicadas para a população e entre funcionários. Depois dessa avaliação há o conteúdo de capacitação. A aplicação do programa é uma ação facilitadora para a melhoria de resultados internos e externos.

Foto: Aline Menezes (ASCOM/SMIT)

Foi muito prazeroso ministrar a oficina. Ter essa oportunidade de estar em uma metodologia que vai permitir a disseminação do Linguagem Simples dentro da prefeitura. É bastante interessante ver as dificuldades comunicacionais dentro das várias secretarias e em funções muito diversas. A gente pensar não só a comunicação com o cidadão e a cidadã, mas em todas as atividades internas que a gente faz, seja a passar e-mail, produzir um termo de referência, ou a fazer uma ata nas cotas que inserimos no SEI. Em todas essas atividades podemos aplicar os princípios da Linguagem Simples (LS) e ministrar a oficina é um aprendizado mútuo. Um aspecto importante do uso da LS é garantir a transparência e a publicidade daquilo que a gestão pública faz, então precisamos produzir documentos amigáveis que as pessoas leiam e entendam”. Descreveu a Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) na Coordenadoria de Gestão de Pessoas - COGEP da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), Ciça Lessa.

O Programa Linguagem Simples atua em três eixos: no Engajamento e Capacitações com servidores e servidoras da Prefeitura, através de uma comunidade de prática; Nos Projetos de Simplificação, compartilhando ferramentas de apoio; e na Rede de Disseminação para que os servidores e servidoras unam-se em torno da pauta de linguagem simples através de encontros e eventos sobre a temática.

Conheça o curso EAD do Programa Linguagem Simples

Mais de 16 mil servidores da Prefeitura de São Paulo já se inscreveram no curso e as inscrições seguem abertas pelo site da Escola Nacional de Administração Pública.

Acesse: https://011lab.prefeitura.sp.gov.br/linguagem-simples/curso-ead

Após sua inscrição pelo site da ENAP, você poderá acessar todas as aulas e apostilas dos três módulos que compõem a capacitação. Ao concluir todos, o certificado será gerado pela instituição e disponibilizado na plataforma do curso.

Saiba mais sobre o Programa em https://011lab.prefeitura.sp.gov.br/linguagem-simples/inicio

Mais informações
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br