Fab Lab Livre SP faz intercâmbio com profissionais do Istituto Europeo di Desing

Os convidados participaram de capacitações sobre os meios de fabricação digital e trocaram experiências sobre temas que influenciam a criatividade na fabricação digital.

 Na última segunda-feira, 04 de julho de 2022, a equipe do Fab Lab Livre SP e os técnicos de fabricação digital do Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL foram convidados a participar de oficina de capacitação no Istituto Europeo di Design (IED), localizado no bairro Higienópolis, em São Paulo.

Nesse encontro, foram abordados junto aos profissionais do IED conteúdos sobre design, inovação, economia circular, estudos com biomateriais e o papel dos laboratórios de fabricação digital para o desenvolvimento sustentável e para o consumo consciente.

Assim como o IED, o Fab Lab Livre SP oferece a população de São Paulo um espaço para colocar suas ideias em desenvolvimento para agregar no avanço tecnológico e sustentável da cidade. “Na verdade, é a apresentação de uma proposta que a gente acredita que está muito presente no campo do design e quase tudo que a gente joga fora e não é orgânico, passa pela prancheta, pelo computador e pela mão de um designer, e é a nossa responsabilidade pensar como a gente pode fazer isso. Quando a gente está em um Fab Lab estamos hackeando o sistema e aqui no IED também estamos hackeando o sistema quando pensamos em materiais desenvolvidos a partir de biocomponentes e sua importância”, concluiu a coordenadora da graduação em design de produto e serviço no IED, Graziela Nivoloni.

Foto: Júlia Simões Romano (SMIT)


A questão ambiental e de economia circular foram abordadas pelos professores do instituto, temas frequentes nas escolas de designer e na política mundial.

Foram apresentados estudos realizados com biomateriais no IED, o consultor do Centro de Inovação do IED, Christian Ullmann, afirmou: “Entendemos que fabricação digital e os biomateriais juntos tornam-se fonte de uma oportunidade gigante para poder compor e chegar a resultados inovadores. Trazer essa adequação, meio ambiente, sociedade e inovação para o nosso dia adia é um desafio. Esse é um desafio que o IED apresenta e que o Fab Lab também apresenta”.
Para os técnicos do Fab Lab que estiveram no instituto foi uma iniciativa importante essa parceria. A partir de conversas que surgem novas alternativas e mais conhecimento.

Essa é a segunda vez que esses profissionais se encontram esse ano. Em junho, os alunos do primeiro semestre do instituto participaram de uma oficina no Fab Lab Galeria Olido, um espaço maker, da Prefeitura de São Paulo.

 

Foto: Júlia Simões Romano (SMIT)


“Para a rede Fab Lab Livre SP é essencial a troca de experiências com parceiros estratégicos no cenário internacional de inovação, design e tecnologia como o IED. Acreditamos que a forma mais relevante de trazermos impacto à sociedade é compartilhando conhecimentos. Só assim podemos aperfeiçoar ainda mais nossa capacidade de promover desenvolvimento sustentável na Cidade de São Paulo, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU”, analisou o Supervisor Técnico de Fabricação Digital da SMIT, Raphael Rossato Caetano.

A iniciativa de capacitação conjunta entre os profissionais e instituições é uma troca importante para a inovação. “A palestra em si e o workshop de design serviu como experiência criativa e com certeza levaremos isso para os laboratórios do Fab Lab”, concluiu o técnico do Programa Mathes Iodato.

O Fab Lab Livre SP está disponível para todos os cidadãos. Os cursos e a utilização dos equipamentos são gratuitos.
Para saber mais acesse: http://www.fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br/calendario/mes

Assessoria de Comunicação da SMIT
inovação@prefeitura.sp.gov.br