Fab Lab Livre SP têm transformado sonhos em realidade para quem quer empreender

Alunos do Istituto Europeo di Design participam de oficina no Fab Lab Galeria Olido

Na última quinta-feira, 09 de junho, o Fab Lab Livre SP Galeria Olido, localizado no centro da cidade de São Paulo, foi o ponto de encontro dos estudiosos do design. Os alunos do primeiro semestre do Istituto Europeo di Design estiveram no local para conhecer, de perto, o Programa e verificar as possibilidades de uso do Fab Lab como um espaço maker, da Prefeitura de São Paulo. O foco é praticar o design nos cursos de Moda, Desenho Gráfico e Digital e Produtos e Serviços.

Vinte e seis alunos do Istituto Europeo di Design participaram da oficina Corte a Laser: Luminária com Inkscape e puderam ter o contato com equipamentos de fabricação digital. A professora do instituto e Designer de Serviços, Fernanda Detivi, de 43 anos, elogiou o equipamento da SMIT: “A oficina foi excelente e super completa, com boas explicações dos técnicos. Aqui eles têm muitos recursos. Quando você dá acesso a digitalização para as pessoas, já é uma grande evolução. O fato de ter tantos recursos tecnológicos disponíveis para uso, é maravilhoso.”

 

O Fab Lab Livre SP Galeria Olido faz parte da rede FAB LAB LIVRE SP, rede de laboratórios públicos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) de prototipagem rápida de objetos, que proporciona o acesso a ferramentas de fabricação digital aos seus usuários, como impressoras 3D, cortadora a laser, fresadora CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, além de ferramentas de marcenaria e mecânica.

Segundo Raphael Rossato Caetano, Supervisor Técnico de Fabricação Digital da SMIT, a rede Fab Lab Livre SP "enquanto maior rede de Fab Labs públicos do mundo, tem como um seus dos valores fundamentais estar próxima ao conhecimento acadêmico. Ao receber alunos de design de uma escola tão conceituada mostra o sucesso neste campo, o que auxilia na construção do conhecimento aberto e no impacto direto à vida da sociedade."
 
Faz parte da missão da rede estimular o público a desenvolver ideias criativas e inovadoras, por meio das tecnologias de fabricação digital e técnicas mais tradicionais, sendo valores importantes o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de projetos "mão na massa" por pessoas iniciantes ou experientes. No período da tarde, toda quinta-feira, esta unidade apresenta o Clube Arduino, um “laboratório” onde as pessoas se reúnem para trocar informações e executar projetos tanto individuais quanto em conjunto.
 
 
Segundo o Vinicius Santos de Oliveira, de 25 anos, Coordenador da Organização da Sociedade Civil Instituto de Tencnologia Social – ITS BRASIL, Instituição que realiza a operação e manutenção dos laboratórios da rede. A iniciativa é extremante valiosa:
 
“A questão do Fab Lab quanto política pública é que sai do eixo de ser só um computador ou só a tecnologia, a gente dá a oportunidade de fato pra essas pessoas colocarem suas ideias no papel. Então, o Fab Lab serve como uma extensão de aprendizado da inovação. As pessoas tem muita teoria dentro das Universidades, por exemplo, e quando elas vêm para o Fab Lab colocam tudo isso em a prática”, concluiu Vinicius.
 
Como ressaltado por Vinícius, o Programa está aberto para receber pessoas que querem colocar a criatividade em prática e, consequentemente, transformar sonhos em realidade e projetos em produtos concretos.  Um dos mais animados durante a visita ao Fab Lab era o aluno de Designer Gráfico e Digital, Pedro Antônio Batista, de 17 anos, que participou das etapas oferecidas na oficina. 
 
“A iniciativa do Fab Lab é muito interessante. Principalmente em disponibilizar essas máquinas para fomentar esse lado criativo das pessoas. Muita gente tem ideia, mas acabam não tendo oportunidade de colocar no papel. Então, com o Fab Lab as pessoas têm essa experiência de aprimorar a criatividade e conhecimento”, afirmou o estudante do Istituto Europeo di Design.
 
 
O Fab Lab Livre SP está disponível para todos os cidadãos. Os cursos e a utilização dos equipamentos são gratuitos. 
 
Para saber mais acesse: http://www.fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br/calendario/mes
 
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br