Prêmio InovaCidade é um incentivo para novas iniciativas na área de Tecnologia e Gestão Pública

A entrega reuniu especialistas em Tecnologia e autoridades do Poder Público. A SMIT foi destaque com 3 troféus.

Na última terça-feira (24/05/2022), a Prefeitura de São Paulo recebeu o 9° Prêmio InovaCidade, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Secretaria Municipal da Fazenda e PRODAM (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo). O evento aconteceu no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, na zona sul da cidade.



A premiação contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes, do Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, e do Presidente da Prodam, Johann Nogueira Dantas.

 

O Instituto Smart City Business America (SCBA), que organiza o prêmio, têm como iniciativa conceder a empresa, órgãos privados ou públicos que através de seus feitos causaram impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade. Os projetos premiados da Prefeitura foram o Programa de Ciência Comportamentais, Empreenda Fácil e MEI Nota Fácil, aplicativo móvel da Nota Paulistana. Ao todo foram inscritos 96 projetos e 24 foram premiados.

A inovação presente nos projetos da Prefeitura é a ferramenta que, aliada à tecnologia, modifica entraves burocráticos. Gerando facilidades e soluções aos cofres públicos e também na comunicação e entrega de um serviço melhor à população.

“Receber o reconhecimento da Smart City Business Brazil Congress 2022 por um projeto desenvolvido em conjunto com as secretarias da Fazenda e de Inovação e Tecnologia é motivo de orgulho para a Prodam. Acreditamos que a tecnologia tem a missão de ser facilitadora de serviços para os cidadãos. Por isso, estamos cada vez mais empenhados em ampliar nossas atividades para que São Paulo consolide-se como referência em cidade inteligente no Brasil e no mundo”, afirma Johann Nogueira Dantas, presidente da PRODAM.

O Projeto de Ciências Comportamentais deve como característica importante saber ouvir a população e aprimorar a comunicação do poder público com a sociedade.

“A aplicação das ciências comportamentais em políticas públicas ainda é um campo muito inexplorado. Estamos fazendo isso na cidade desde 2018 com resultados surpreendentes. São soluções simples, baratas e de altíssimo custo-benefício. Participar deste evento é uma grande oportunidade para compartilharmos essas experiências com outras localidades e receber o reconhecimento deste trabalho pioneiro na cidade de São Paulo. Nosso recado para as outras cidades que participaram da premiação é: investir em unidades de inovação em governo pode gerar altos índices de economia de recursos e melhoria de serviços”, comenta Brenda Machado Fonseca, Diretora de Inovação no (011).lab - laboratório de inovação em governo da cidade de São Paulo.

O objetivo do projeto premiado, Empreenda Fácil, é ser um sistema para refletir um fluxo contínuo e autoexplicativo, com comunicação clara e fácil para o empreendedor em todas as etapas do processo de legalização da empresa.

“O Empreenda Fácil, que por meio de um aplicativo facilitou a prática de abertura e fechamento de empresas, reduzindo para em média 2 dias, o que demorava pelo menos 30 dias, foi desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, da SMIT. Dessa forma, a inovação tem marcado essa nossa gestão ao facilitar o atendimento à população e, sobretudo, o reconhecimento do prêmio serve de incentivo para outras iniciativas. Isso é de extrema importância. Ajuda a nos colocar na categoria de Cidade Inteligente”, destaca Juan Quirós, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia.

 

Secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós, Diretora de Inovação no (011).lab Brenda Machado Fonseca e equipe SMIT dos projetos premiados. 


Mais informações: SMIT ganha prêmio InovaCidade 2022 do Smart City Business América