SMIT lança cadastro para ampliar participação de cidadãos em projetos de digitalização e Experiência do Usuário da Prefeitura de São Paulo

Voltado a todos os públicos, o serviço permitirá uma participação plural e ativa dos paulistanos no processo de co-criação de serviços e programas públicos

 A Coordenadoria de Transformação Digital da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (CTD/SMIT) lançou, em fevereiro deste ano, base de cadastro voltada à população para que a Prefeitura de São Paulo siga avançando na digitalização de serviços municipais e nos projetos de Experiência do Usuário.

O cadastro, totalmente seguro e aberto a todos os públicos, irá permitir que a população paulistana participe de forma  ampla dos processos de co-construção e aprimoramento de serviços oferecidos pela administração municipal.

A base de cadastro foi formulada levando aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados e contribuirá para que as equipes de digitalização, por meio da metodologia de Experiência do Usuário (UX), encontrem perfis distintos de usuários para um mesmo projeto, tornando o processo de redesenho amplo  e assertivo em relação às necessidades da população.

"Um número maior de  opiniões sobre o mesmo serviço leva a um aprimoramento mais completo e assertivo em relação necessidade do cidadão" — Andre Tomiatto, Coordenador de Transformação Digital da SMIT

Para realizar a inscrição na base de cadastro da SMIT, basta preencher o formulário com nome, telefone, e-mail, CEP e responder algumas perguntas sobre perfil de usuário. Clique aqui para acessá-lo.

 

Como um serviço é digitalizado na Prefeitura de São Paulo?

O processo para a digitalização de um serviço da Prefeitura de São Paulo se inicia com o levantamento de informações dos serviços, em conjunto às secretarias envolvidas em seu oferecimento.  Nesta fase, são realizadas análises de impacto, de necessidade de simplificação, desburocratização de processos, bem como estudos de demandas feitas pela população para melhorias do serviço.

Após a definição dos processos que passarão pela transformação digital, a equipe inicia a elaboração da jornada do cidadão, roteiro que conta com mapeamento de todos os fluxos de atendimento entre cidadão e prefeitura.

A diretora de redesenho e digitalização, Taís Pelinson, conta que a transformação digital é realizada com base na metodologia de Experiência do Usuário (UX): “os processos de atendimento são redesenhados de forma simples, intuitiva e com a participação do cidadão. Caso o  modelo desenvolvido seja aprovado na fase de testes, o serviço é disponibilizado para o público geral por meio do Portal SP156, que já conta com mais de 560 serviços digitais.”

 

Saiba Mais 
Prefeitura avança no processo de digitalização de serviços