SMIT promove oficina de Design Sprint para servidores e cidadãos paulistanos

Coordenadoria de Transformação Digital (CTD/SMIT) orientou participantes na geração de um protótipo para aprimorar experiência de usuários nos canais SP156

Por meio da Coordenadoria de Transformação Digital (CTD), a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) ofereceu, no mês de outubro, uma oficina para redesenho da arquitetura de informação dos canais SP156 pela Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Aberta ao público, a capacitação on-line uniu cidadãos e servidores no desafio de aprimorar a navegabilidade e a experiência geral das pessoas que acessam o portal, o aplicativo e a central telefônica SP156.

A primeira turma da oficina de Sprint Design, nome da metodologia utilizada no setor privado para avaliar estruturas de negócios e serviços, foi conduzida pela equipe de Digitalização de Serviços da SMIT, responsável pela digitalização de mais de 100 serviços durante a pandemia de Covid-19, incluindo o Registro Geral de Animal (RGA) e o canal de Denúncia de Racismo e LGBTfobia.

O curso foi divido em três fases. Na primeira, foram entregues esboços feitos à mão por todos os participantes sobre suas experiências como usuário do serviço, apontando de forma didática os prós e contras. Na sequência, todos os participantes geraram uma narrativa padrão com os principais problemas apontados pelos participantes e, por fim, todos os participantes formularam um protótipo para resolução das dificuldades encontradas.

A diretora de Redesenho e Digitalização de Serviços Públicos da CTD, Taís Pelinson, explicou que a metodologia oferece um novo caminho para resolução de problemas e incorporação de novas ideias.

Ela contou também que os cinco dias de oficina proporcionaram grande aprendizado e aproximação da população da cidade com o serviço público.

“Conseguimos pensar de forma diferente, agregando visões que nos ajudam a oferecer soluções mais assertivas para aprimorar serviços que oferecemos. Essa metodologia encurta o processo de trabalho e foca na validação das ideias diretamente com os usuários do serviço: os cidadãos”, disse a servidora.

Para Mariana Novaes, servidora da equipe de supervisão do DescomplicaSP, o aprendizado proporcionado trouxe ainda mais vontade de inovar e oferecer um melhor atendimento aos cidadãos.

“A oficina foi uma oportunidade de troca entre Prefeitura e cidadãos. Me proporcionou uma oportunidade de sair do lugar comum, desenhar e estruturar novas ideais. Foi muito rico poder nos colocar no lugar da população e analisar os serviços com outro olhar. Para mim, esse é o caminho para melhorarmos nossos serviços”, falou.

Com duração de cinco dias, as próximas edições das oficinas de Sprint Design estão previstas para os primeiros meses de 2022. As informações serão disponibilizadas nas redes socias da SMIT.