Capacitação em Linguagem Simples oferecida pela SMIT supera meta de 10 mil inscrições

Promovido pelo Laboratório de Inovação em Governo, (011).lab, curso EAD sobre o tema já soma mais de 10 mil servidores inscritos de todo o país; veja como participar

Oferecido pelo Laboratório de Inovação em Governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (011).lab/SMIT), o curso à distância Linguagem Simples aproxima o governo das pessoas. Como usar? atingiu a marca de 10.500 servidores inscritos, superando a meta de inscrições prevista para dezembro de 2021.

Aberta para servidores públicos de todo o país, a capacitação visa fortalecer o tema dentro do serviço público das esferas municipal, estadual e federal, levando a simplificação de linguagem como estratégia para aproximar a população do serviço público.

Ao todo, quase 700 servidores da Prefeitura de São Paulo já se inscreveram no curso e as inscrições seguem abertas pelo site da Escola Nacional de Administração Pública.

Após sua inscrição pelo site da ENAP, você poderá acessar todas as aulas e apostilas dos três módulos que compõem a capacitação. Ao concluir todos, o certificado será gerado pela instituição e disponibilizado na plataforma do curso.

Oficina do (011).lab capacita servidores da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente

Além do curso EAD, o (011).lab promoveu no dia 16 de novembro oficina de capacitação remota em Linguagem Simples para 17 servidores que atuam na Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (UMAPAZ/SVMA).

Segundo a coordenadora da área Thais Brianezi, a Linguagem Simples é algo fundamental para a efetividade das ações da UMAPAZ. “Com a oficina, nossos servidores conheceram o histórico e as ferramentas do Programa Municipal de Linguagem Simples, aprendendo como aplicar a linguagem simples no seu dia a dia e aprimorar nossos serviços."

Helena Quintana, arquiteta urbanista da Escola Municipal de Jardinagem, explicou que a Linguagem Simples oferece mais agilidade na comunicação do serviço público com a população.

“Lidamos com vários tipos de público, então é necessário termos agilidade na compreensão e fazermos uso da linguagem mais adequada. O exercício da empatia é sempre fundamental para melhorarmos a forma como nos comunicamos com os cidadãos”, disse.

Para o servidor Luccas Longo, biólogo da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação da SVMA, o aprendizado ajudará a melhorar o atendimento e o serviço prestado pela secretaria.

“Nunca tinha tido a oportunidade de entrar em contato com o tema. A partir da linguagem simples consegui melhorar minhas abordagens e relações com a comunidade, mas acima disso, minha relação como cidadão com as pessoas”, destacou Luccas.

Outra capacitação virtual promovida pelo Laboratório de Inovação em Governo foi realizada em 23 de novembro, desta vez junto com o laboratório de inovação da 7ª Região Fiscal da Receita Federal. Ao todo, 25 servidores participaram da oficina para tornar a comunicação entre poder público e cidadãos mais fácil de entender.

Além de oficinas de capacitação, o Laboratório de Inovação em Governo promove outras iniciativas para pensar e repensar práticas do serviço público em busca de inovação. Para conhecer mais sobre o trabalho do (011).lab, acesse o site oficial (aqui) e siga as redes sociais da SMIT.