Diálogos SMIT discute a importância do feedback para o desenvolvimento profissional dos servidores

Evento virtual recebeu palestrante especializada na temática para conversar sobre o assunto com equipes da SMIT

A edição de novembro do Diálogos SMIT, promovida no dia 12 pela Coordenadoria de Administração e Finanças (CAF), recebeu a especialista em Gestão Pública Regina Pacheco para palestra sobre a importância do feedback para o desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores e servidoras.

O evento contou com profissionais de todas as coordenadorias da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e promoveu uma dinâmica de equipes para avaliação de perfis durante o momento de devolutiva para gestores e equipes, além de reflexões sobre a utilização desse instrumento para que as missões e princípios da SMIT propiciem cada vez mais aprendizagem e desenvolvimento profissional e pessoal.

Para Regina, professora da Fundação Getúlio Vargas, o principal desafio de uma cultura de feedback bem estabelecida é a criação de rotinas frequentes de diálogo entre os membros de equipe, sempre de forma aberta à escuta para aceitar críticas e discutir comportamentos de ambas as partes.

Segundo a especialista, manter uma comunicação direta é o principal caminho para que os feedbacks permitam a evolução organizacional.

“A conversa sobre desempenho é muito avançada na SMIT. Existe uma preocupação com a gestão de pessoas na secretaria. Foi muito bom ver muitas pessoas participando do evento de forma voluntária. Isso demonstra a abertura para reflexões dos servidores para buscar avanços profissionais”, ressaltou.

Para os participantes, a penúltima edição de 2021 do Diálogos SMIT foi fundamental para debates francos sobre o assunto.

Maira Berci, da Coordenadoria de Inclusão Digital e Atendimento ao Cidadão (CIDAC), disse que o evento ofereceu uma oportunidade de aprimoramento para servidores e servidoras. “O hábito de transmitir quais pontos da equipe devem ser melhorados, como agir em determinadas situações e o que pode ser modificado, é decisivo para que a equipe se fortaleça e sinta pertencimento em sua rotina de trabalho”.

Para a supervisora de arquitetura de serviços de CIDAC Renata Ávila, o evento foi uma oportunidade para coordenadores e demais cargos de chefia melhorarem a gestão de equipes.

“Essa troca me fez refletir sobre a importância do feedback para uma melhora do desempenho de todos e todas que trabalham na SMIT. Pudemos ampliar nossa visão sobre o tema e tenho certeza que foi muito útil para o feedback que todos farão com suas equipes daqui em diante” afirmou.

A próxima edição do Diálogos SMIT 2021 está marcada para 14 de dezembro e é aberta a todos(as) servidores(as) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Promovido pela CAF, o evento é voltado para integração de equipes e discussão de temas voltados à evolução profissional e pessoal dos participantes.