(011).lab lança pesquisa sobre inovação na Prefeitura de São Paulo

Iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, o estudo apresentou casos práticos e estatísticas sobre a agenda de inovação no município

Com o objetivo de aumentar a visibilidade da pauta inovação em governo, o Laboratório de Inovação em Governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), (011).lab, lançou, na última semana, um estudo detalhado sobre a agenda de inovação na Prefeitura de São Paulo. 

 
Por meio de casos práticos já aplicados na administração pública e registrados no programa CopiCola, gerido pelo laboratório, a pesquisa A Experiência da Inovação em Governo na Cidade de São Paulo: um panorama a partir de projetos inovadores da Prefeitura, publicada em 16 de novembro, conta com dados e estatísticas concretas, além de identificar boas práticas de gestão no setor público que incentivam a agenda de inovação da capital paulista. 
 
De acordo com o secretário de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo, Juan Quirós, a Prefeitura tem atuado para fortalecer a agenda de inovação para tomadas de decisão e construção de serviços mais inteligentes e inclusivos.
 
“A inovação está no sangue dos servidores da cidade. Trabalhamos para promover essa agenda de forma intersecretarial no município. O programa CopiCola, por exemplo, já registrou e ensina a replicar projetos de redução de faltas em consultas médicas e de participação da população no orçamento da capital. É a inovação a serviço das pessoas e de melhores resultados para a administração”, disse.
 
Sobre a pesquisa
 
O estudo foi idealizado e liderado pelo (011).lab, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e concluiu que o “fazer  diferente” mobiliza servidoras e servidores da Cidade de São Paulo. 
 
Das 26 secretarias, 22 já apresentaram projetos inovadores, 82% deles em áreas-fim. Os servidores exploram e experimentam ideias, escalonam e difundem para outros setores e instituições. 87% das iniciativas buscaram parcerias para concretizar seus projetos. 
 
No DNA dos servidores, a inovação ainda tem oportunidades para ser um processo amplo e contínuo: 41% dos projetos mapeados apresentaram inovações pontuais. 8% geraram mudanças estruturais na Prefeitura. 
 
No evento de lançamento, o coordenador do (011).lab, Vítor  Fazio, contou que os dados da pesquisa coincidem com evidências e percepções sobre a agenda de inovação em governo em São Paulo e no país. 
 
“Essas iniciativas mapeadas demonstram que há um interesse duradouro de inovar no município de São Paulo. Servidores e servidoras enfrentam problemas no dia a dia e muitos estão engajados em resolver estes problemas a partir de temas, contextos e ambientes completamente distintos”, afirmou.
 
A pesquisa completa está no site oficial do (011).lab (clique aqui para ver e baixar). O evento de lançamento contou com a participação de representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e  da Secretaria Municipal de Fazenda e está disponível na íntegra no canal de YouTube da SMIT (clique aqui para ver).