Prefeitura de São Paulo lança Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação para os próximos quatro anos

Nova edição do PETIC prevê diretrizes para melhorar o uso de tecnologia na administração pública e ampliar acesso a serviços

 No 21º Fórum Técnico virtual de Tecnologia da Informação e Comunicação, realizado na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT)  lançou o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), documento que vai direcionar as políticas de TIC nos órgãos municipais para os próximos quatro anos.  

 
Elaborada pela Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTIC/SMIT) e aprovada pelo Conselho Municipal de TIC (CMTIC), a nova edição do plano tem o objetivo de avançar na aplicação das melhores práticas de tecnologia e na oferta de serviços públicos.  
 
O evento contou com a participação de representantes do SMTIC (Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação) e com o secretário de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo, Juan Quirós. O secretário reforçou a necessidade de um alinhamento de ações para que a capital paulista se torne mais inteligente, conectada e inclusiva para seus cidadãos. 
 
“Não é possível falar de inovação e tecnologia no setor público sem uma política de Estado que foque nas pessoas, levando capacitação, novas tecnologias e aprimoramentos constantes de serviços. Com o plano estratégico, vamos fortalecer e alinhar ações em prol de uma maior inclusão digital e social na cidade”, afirmou.  
 
Filipe Carvalho, coordenador da CGTIC, órgão responsável pela elaboração do plano a cada quatro anos explicou que o Plano Estratégico de TIC está previsto no decreto (Nº 57.653, de 07 de abril de 2017) que trata sobre a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – PMGTIC, com validade de quatro anos.
 
“O plano é fruto de um trabalho conjunto, assim como sua aplicação o será. O apoio das lideranças de TIC e o engajamento das suas equipes têm sido fundamentais até aqui. Contamos com essa parceria para as próximas capacitações e ações previstas no PETIC e nos colocamos, sempre, à disposição caso tenham alguma dificuldade em lidar com a adoção de suas práticas”, disse Carvalho.  
 
O diretor do Departamento de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Rafael Neves, lembrou que o PETIC apresenta a nova escala de maturidade em tecnologia do serviço municipal. Um documento que organiza em parâmetros as capacidades desejáveis no uso de tecnologia da informação que os órgãos da prefeitura precisam alcançar.
 
O PETIC 2021-2024 conta com diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), atuação do processo de digitalização de serviços promovido pela Coordenadoria de Transformação Digital (CTD/SMIT) e histórico do grupo de trabalho e de pesquisas que basearam o plano.
 
Acesse o documento na íntegra (clique aqui).
 
Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação da SMIT aqui.