Prefeitura de SP apresenta avanços em edital para 4 mil novos pontos de WiFi público

Modelo de credenciamento prevê maior flexibilidade para publicidade e permite que empresas dividam lotes de pontos de internet gratuita

Com previsão de 4 mil novos pontos de internet gratuita para a população, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) promoveu na última semana um webinar para apresentar avanços do edital de credenciamento do WiFi Livre SP. O programa, que já conta com 1.088 pontos de internet na capital paulista, agora busca levar sinal para todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e unidades de saúde municipais por meio de modelo de credenciamento flexível. 

No webinar, a secretaria destacou a maior flexibilidade para utilização de publicidade digital e física, com possibilidade de utilização de totens eletrônicos interativos ou placas físicas em equipamentos públicos, além da divisão de um mesmo lote por mais de uma empresa, ou seja, uma empresa poderá se credenciar e fazer parceria ou subcontratar outras para atuar dentro dos equipamentos com acesso livre à rede (indoor). 

Publicado em 9 de outubro, o edital foi modificado levando em conta contribuições da sociedade no período de Consulta Pública nos meses de agosto e setembro. 

O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, destacou que a pandemia de Covid-19 demonstrou que o acesso é internet é fundamental para acesso à serviços básicos e a oportunidades de renda para os cidadãos.  

“A pandemia mostrou que a inclusão digital é a nova fronteira da inclusão social. A falta de conectividade aumenta o abismo educacional e de renda. Nossos avanços no modelo de credenciamento permitem que possamos, com o auxílio das instituições credenciadas, oferecer internet com um modelo seguro de contrapartida de publicidade, tornando São Paulo uma cidade mais inclusiva e conectada”, afirmou. 

Quirós também apontou que uma das metas da Prefeitura até 2024 é o de oferecer 20 mil pontos de internet pública até 2024 e que o apoio da iniciativa privada será importante para que todos os cidadãos sejam incluídos digital e socialmente. 

 

Segurança de acesso e oportunidades de comunicação 

O evento foi conduzido pela supervisora do Programa WiFi Livre SP, Sarah Alcântara, e pelo coordenador do Conecta.Hub.SP, o hub de inovação da Prefeitura de São Paulo, Luciano Araújo.  

 

Sarah falou sobre o histórico do programa, que saiu de 120 pontos em 2017 para 1.088 locais públicos com internet em 2021, e explicou detalhes técnicos sobre segurança de dados, parâmetros de velocidade de conexão e acerca da divisão em 10 lotes do programa.  

 

“Ainda temos áreas muito ‘frias’ em relação à cobertura de w-fi público. Nossa principal missão é expandir a conexão para além do centro e levar inclusão digital para todas as regiões da cidade”, falou. 

 

Segundo a supervisora, a divisão levou em conta a proporção de habitantes em cada região. Em regiões menos povoadas, há menos pontos a serem instalados, sendo que cada lote considerou o oferecimento de regiões com maior e menor potencial de acesso. 

 

 Em termos de utilização do serviço, dados apontam que, no último ano – com a fase mais aguda da pandemia – foram registrados 54 milhões de acessos. 

 

“Pelo número de acesso, percebemos o quanto esse serviço é fundamental para a população. Tivemos casos até mesmo de pessoas que finalizaram faculdade por meio da internet livre. Além disso, são mais de 50 milhões de acessos com alta satisfação e que assistem a uma publicidade em vídeo para acessar, de forma hiper direcionada”, reforçou. 

 

Em relação ao modelo de negócio do programa, Luciano Araújo ressaltou que a flexibilidade permite que empresas de diferentes setores se conectem por parceria, subcontratação ou consórcio para atuar nos pontos.  

 

“A lógica principal da publicidade digital no acesso é de 30 segundos de propaganda, 30 minutos de acesso, 45 segundos, 45 minutos, e assim sucessivamente. Do ponto de vista de métricas e engajamento, é um modelo altamente imersivo e de grande capilaridade para ações hiper georreferenciadas com valor público para levar inclusão digital e social para cidade”, disse.  

 

 

De acordo com o coordenador do Conecta.hub.SP, o posicionamento de marca, levando em conta a avaliação de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), junto a um programa de inclusão digital em uma das principais metrópoles do mundo pode representar uma oportunidade ímpar de fortalecimento e posicionamento de marca. 

 

Serviço 

 

O edital de credenciamento e demais documentos técnicos do Programa WiFi Livre SP estão disponíveis aqui.

 

A íntegra do webinar está disponível no canal da secretaria no Youtube: Webinar de Tira-dúvidas: Credenciamento WiFi Livre SP