SMIT apresenta WiFi Livre SP no congresso Inovatic 2021

Em evento internacional, programa foi exemplo entre projetos de inclusão tecnológica desenvolvidos no país

Em congresso do setor de tecnologia e informação organizado pelo portal Tele.Síntese, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) participou apresentou as políticas públicas para inovação e expansão de banda larga (sinal de internet).

Supervisora do Programa WiFi Livre SP, a servidora da Coordenadoria de Gestão e Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC/SMIT) Sarah Alcântara representou a secretaria na edição de 2021 do Inovatic e abordou os desafios para expansão da cobertura de internet na capital paulista.

“Aqui na SMIT, trabalhamos para criar uma infraestrutura inclusiva, atuando em frentes de digitalização de serviços, de capacitação, letramento digital e para levar internet gratuita e de qualidade para quem não tem condições de pagar por isso. Com o anúncio deste edital, esperamos conseguir avançar nossas políticas públicas voltadas à tecnologia e inclusão digital”, disse Sarah.

No dia 9 de outubro, a Prefeitura de São Paulo publicou o edital de credenciamento para 4 mil novos pontos de internet gratuitos na cidade de São Paulo. Empresas interessadas no credenciamento terão 30 dias de prazo para encaminhar suas propostas. Segundo o projeto, todas as escolas de ensino fundamental do 1º ao 10º ano e todos as unidades de saúde municipais receberão sinal de wi-fi público.

Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 1.088 pontos de internet e a meta da prefeitura é atingir 20 mil até 2024, com foco principal em áreas periféricas e de vulnerabilidade social, que sofrem mais com falta de acesso à internet.

Segundo a técnica, o avanço do programa pelo território paulistano será fundamental para ajudar a reduzir disparidades sociais e oferecer novas oportunidades para milhares de cidadãos.

Avanços no credenciamento

A partir de contribuições da sociedade e de empresas interessadas durante o processo de Consulta Púbica, o edital de credenciamento oferece mais oportunidades para a veiculação de publicidade em ambientes internos e outras localidades, como escolas, unidades de saúde, cultura, assistência social, comunidades, conjuntos habitacionais, entre outras.

Além disso, uma empresa pode se credenciar para mais de um dos 10 lotes do programa, inclusive por meio de consórcio ou parceria com outras.

Estão previstos parâmetros de conexão, tais como, alcance do sinal, velocidade mínima e obrigações de proteção de dados dos usuários seguindo diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). De acordo com o modelo de credenciamento do programa WiFi Livre SP, as empresas credenciadas poderão utilizar modelo de publicidade digital por meio de anúncios apresentados para quem acessa o serviço.

A lista completa das localidades e todas as determinações técnicas previstas estão disponíveis aqui.