Ciclo de palestras sobre Política de Atendimento ao Cidadão inicia programação com Carta de Serviços

Experiência do usuário (UX) é uma das metodologias inovadoras aplicadas para melhorar informações de solicitação e acompanhamento de serviços públicos na Cidade de São Paulo.

Organizado pela Coordenadoria de Inclusão Digital e Atendimento ao Cidadão (CIDAC/SMIT), o ciclo de palestras que celebra os três anos da Política de Atendimento foi aberto na última quarta-feira (15) com uma discussão sobre a Carta de Serviços da Prefeitura de São Paulo, principal instrumento de atendimento ao cidadão e presente nos mais de mil serviços na Central SP156, sendo 600 digitais e disponíveis no portal on-line.

 

As servidoras da equipe de Digitalização e Atendimento ao Cidadão Clara Arreguy e Gabriela Jannini apresentaram alguns dos fundamentos da metodologia User Experience (UX), ou Experiência do Usuário, aplicada nas cartas que os serviços criados estejam de acordo com as reais necessidades da população paulistana.

 

“Realizamos entrevistas com os cidadãos a partir de um roteiro e depois analisamos o que as informações coletadas dizem sobre a qualidade do conteúdo”, explicou Clara.

 

“Também temos uma equipe que faz levantamentos sobre os dados de atendimento, tanto do Portal SP156 quanto da Central Telefônica. Então avaliamos não só as informações da Carta de Serviço, mas do atendimento feito pela Prefeitura”, afirmou Gabriela.

 

O evento foi apresentado pelo servidor Rafael Fialho, da Supervisão da Política de Atendimento ao Cidadão da CIDAC, e contou com a participação do chefe de gabinete George Rodrigues e com a coordenadora de Inclusão Digital e Atendimento ao Cidadão Giovanna Campos.

 

Segundo George, o principal legado da Política de Atendimento é o foco no cidadão. “As diretrizes da PAC são fundamentais para cada vez mais oferecermos serviços públicos de qualidade, com isonomia, transparência e que se aproximem dos cidadãos”.

 

A coordenadora da CIDAC, Giovanna Campos, destacou que o trabalho da SMIT é sempre voltado ao acolhimento do cidadão. “Quanto mais próximos estivermos dos cidadãos, mais inovação conseguiremos levar para transformar a vida das pessoas por meio de nossos equipamentos”, disse.

 

Acompanhe as próximas palestras

O ciclo contará com mais dois dias de evento, nos dias 22 e 29 de setembro, e abordará temas como a formulação da nova Unidade de Resposta Audível e outros desafios para aprimorar o atendimento à população.

Todas as palestras ficarão disponíveis no canal de YouTube da SMIT.

 

Política de Atendimento

A Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, foi instituída pelo Decreto Municipal nº 58.426, de 18 de setembro de 2018.

A PAC estabelece desde então novas linhas de conduta para promoção da qualidade dos serviços públicos municipais, além de promover iniciativas inovadoras de atendimento com foco nas necessidades de cidadãs e cidadãos de São Paulo.

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