SMIT prorroga prazo da Consulta Pública para expansão do programa WiFi Livre SP

Edital prevê instalação de 10 mil novos pontos de internet gratuita na capital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), prorrogou por mais 15 dias a Consulta Pública sobre o edital de credenciamento do programa WiFi Livre SP. Inicialmente prevista para terminar na última quarta-feira (18/8), a Consulta Pública continuará disponível até o dia 2 de setembro. O edital prevê a instalação de 10 mil novos pontos de Wi-Fi na cidade. 

Com o objetivo de reunir contribuições da sociedade civil e de empresas interessadas no credenciamento, a consulta tem a finalidade de avaliar se o modelo adotado para a operação está em linha com as melhores práticas de mercado e com as necessidades da cidade. As sugestões podem ser encaminhadas no e-mail consultawifi@prefeitura.sp.gov.br. Todos os documentos estão disponíveis no site da secretaria, na seção de Participação Social (clique aqui)

O modelo baseia-se no credenciamento, formato já utilizado anteriormente na expansão do programa, com mudanças em algumas contrapartidas para as empresas interessadas na prestação do serviço. Também são listados requisitos técnicos para prestação do serviço e manutenção de sua qualidade, novo modelo de propaganda e segurança de dados, além de inclusão de novas localidades e dinâmicas de distribuição dos pontos a serem implementados em equipamentos e serviços públicos municipais. 
 
O programa WiFi Livre SP, por meio de um modelo não oneroso ao poder público municipal, atua para levar internet de qualidade, segura e gratuita, via sinal de Wi-Fi, para de todas as regiões da cidade. Em expansão desde 2017, o programa saiu de 120 pontos para 1.088, e tem como meta atingir 20 mil pontos de acesso até 2024, promovendo a inclusão digital da população, principalmente em regiões mais vulneráveis da cidade e sem acesso à internet. 
 
Ainda mais fundamental no contexto socioeconômico atual e posterior à pandemia de Covid-19, o presente momento evidenciou como a internet é preponderante para o acesso à serviços básicos, como educação, saúde, assistência social, cultura, entre outros, e também para a democratização da informação. 
 
"A expansão do programa Wifi Livre SP é fundamental para garantir o acesso à internet aos cidadãos paulistanos, além de auxiliar no desenvolvimento de atividades culturais, profissionais e de educação em todas as regiões da capital. Nosso objetivo é ampliar a inclusão digital, que é a nova fronteira da inclusão social", diz o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós. 
 
Serviço
 
Prazo inicial: 03 a 18 de agosto 
Prazo final: 02 de setembro 
Página da Consulta 
E-mail: consultawifi@prefeitura.sp.gov.br 
Informações: 2075-7295