Projeto de Inovação e Governo Digital apresenta 10 soluções inovadoras para serviços da Cidade de São Paulo

Coordenada pela SMIT, iniciativa capacitou servidores para avanços no processo de digitalização de serviços

Liderado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), o projeto Inovação e Governo Digital foi concluído no dia 5 de agosto com dez novos serviços digitais disponíveis para a população. Além da digitalização, foram utilizadas metodologias de User Experience (Experiência do Usuário, UX) e de aproximação com a população e com servidores para aprimorar o acesso e os resultados dos serviços.

A seleção de processos digitalizados foi feita pelas equipes participantes das secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente (SVMA), da Saúde (SMS), da Fazenda (SF), da Cultura (SMC) e de Diretos Humanos (SMDHC), e da Procuradoria Geral do Município (PGM).

Iniciado em 20 de maio, o projeto foi desenvolvido em parceria entre o (011).lab, laboratório de Inovação em Governo e a Coordenadoria de Transformação Digital (CTD), ambas unidades da SMIT, com apoio técnico e financeiro da organização States of Change e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), respectivamente.

Por meio das equipes técnicas, as seis secretarias participaram de dois módulos para capacitação e desenvolvimento de digitalização e outros três virtuais voltados à capacitação e desenvolvimento de inovações tecnológicas que aproximem o serviço público das necessidades da população.

Vitor Fazio, coordenador do (011).lab ressaltou a importância de uma atuação mais próxima entre servidores. “Trabalhando juntos, com colegas de diferentes órgãos, e aprendendo com o cidadão podemos fazer um governo mais próximo das pessoas”, disse.

Troca de experiências


Partindo de pesquisas junto a usuários dos serviços, foram estruturadas novas soluções digitais para proteção da população LGBTQIA+, por meio da criação de canal de denúncia baseado em premissas como acolhimento e sigilo, redução de burocracia em processos ambientais de entrega de mudas de árvore, cessão de espaços e acervos culturais do município, canal unificado e completo de informação para MEIs e portal para solicitação de castração de animais domésticos.


Antes delas, no primeiro ciclo do programa, outras cinco soluções foram demonstradas, como a digitalização de serviços de Desbloqueio de Senha Web para Pessoa Física, Jurídica e MEIs, Registro Geral do Animal, Canal para denúncia de Racismo, Reparação de Danos Materiais e Termo de Ajustamento de Conduta (TCA).

Todos os serviços estarão disponíveis no PortalSP156 nas próximas semanas.


Uma das servidoras participantes, Larissa Michelam, da secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, destacou a troca de conhecimento entre as equipes como um dos principais ganhos do projeto.


“Além de a experiência ter sido muito enriquecedora, essa metodologia nos ajuda a ter foco na demanda do cidadão e trouxe muitos aprendizados para formatar políticas mais eficazes e humanas”, apontou.

O coordenador de Transformação Digital, André Tomiatto, reforçou que “não há futuro no governo sem serviços bem digitalizados, e isso só é possível olhando para as pontas e enxergando a importância e o impacto desses serviços tão relevantes na vida das pessoas.".

Do público para o público


Ao final do evento, o Especialista Principal em Cidades Inteligentes e Governo Digital pelo Banco CAF, Marcelo Fachinna, destacou a metodologia do projeto, a força das soluções e a vanguarda da Prefeitura de São Paulo na digitalização de serviços por meio do Portal SP156.


“O que o município de São Paulo está fazendo não é usual. Este trabalho está na fronteira do conhecimento e vai beneficiar não apenas as atividades das secretarias internas, mas ajudará, e muito, outros trabalhos desenvolvidos por outras cidades da América Latina.”.