Prefeitura atualiza serviços do Procon Cidade de São Paulo no SP156

Equipes redesenharam processos internos para ampliar eficiência e agilizar atendimento

Serviços do PROCON Cidade de São Paulo, como os registros de reclamações e de denúncias, podem ser solicitados pelos canais SP156. Concluída em setembro, a atualização garante maior facilidade de acompanhamento e transparência para a população, principalmente no contexto atual de pandemia. E também simplifica rotinas de servidores.

 

Serviços fundamentais para fornecedores, como solicitações de vistas do processo e de cadastro no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), também foram incorporados ao SP156.

 

A transformação desses serviços digitalizados está no redesenho de fluxo interno e dos processos, necessário para que os serviços entrassem nos canais SP156. Isso facilita o trabalho e a organização para os servidores, além unir o poder de controle dos cidadãos com as ferramentas geridas pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (CASP/SMIT).

 

Com mais facilidades, espera-se uma redução do tempo de atendimento. Além disso, as informações adaptadas ao padrão da Política de Atendimento na Carta de Serviços do Portal tendem a reduzir solicitações equivocadas ou sem as informações necessárias. Vale lembrar que as opções para consumidores, como reclamações e denúncias, também já estão disponíveis nos canais do SP156.

 

Como parte desse processo de redesenho, há ainda planejamento para descentralizar as unidades de atendimento presencial do PROCON Cidade de São Paulo. Seriam distribuídas para as Subprefeituras e unidades do Descomplica SP, diminuindo o tempo de espera e levando os serviços da Prefeitura para perto de cidadãs e cidadãos.

 

 

Para acessar os serviços:

 

Registrar reclamação;

• Registrar denúncia;

Solicitar vistas de processo;

Solicitar cadastro no SINDEC.