Prefeitura disponibiliza comprovante de doações emergenciais para o Fundo Municipal do Idoso no portal SP156

Doações são feitas via transferência bancária; também é possível indicar instituições por meio do site

 Para reforçar a assistência à população idosa durante a pandemia, a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) e a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) atuaram em parceria para disponibilizar no portal SP156 o serviço de doação à linha emergencial do Fundo Municipal do Idoso. 

 
Além de solicitar o comprovante da doação, também é possível cadastrar uma entidade que atenda a essa população para receber os recursos arrecadados.
 
A pandemia do novo coronavírus afetou o cuidado à população idosa pela restrição de muitas atividades presenciais. Como grupo de risco muitos terminaram por se isolar, o que leva ao agravamento de problemas como a depressão e a falta de estímulos. Esta perspectiva levou à criação dessa linha temporária para o Fundo Municipal do Idoso, que será encerrada quando o período emergencial acabar. 
 
“É prioridade da Prefeitura o atendimento à população idosa e a linha emergencial de doações para o Fundo Municipal do Idoso contribui para que mais idosos em situação de vulnerabilidade sejam alcançados, garantindo a eles um atendimento digno e inclusivo”, afirma a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.
 
Quem doa pode garantir o comprovante solicitado no portal SP156, que permite deduções no Imposto de Renda. A doação é feita pela via bancária tradicional.
 
Para as associações, o Portal SP156 é o canal para que essas instituições anexem os documentos necessários, como plano de trabalho com a população idosa, e, em caso de avaliação positiva, para que firmem um Termo de Fomento junto à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.
 
“Ações e parcerias como essa entre Inovação e Tecnologia e Direitos Humanos e Cidadania, além de serem essenciais no combate à pandemia do novo coronavírus, também ajudam a vida daquelas pessoas e organizações que estão dispostas a colaborar nesse enfrentamento”, diz o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
 
Para acessar os serviços e colaborar com a assistência à população idosa, basta clicar em um dos links abaixo:
 
Fundo Municipal do Idoso - Credenciamento de Organizações à Linha Emergencial (Covid-19) do FMID;
 
- Doar à linha emergencial (Covid-19) do Fundo Municipal do Idoso (comprovante).
 
Parcerias institucionais
 
Ainda na área de combate à pandemia do novo coronavírus, em parceria com o HCOR e a UNINOVE, a SMDHC promoveu uma ação multisetorial para combater a propagação da Covid-19 dentro das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). 
 
Por meio de plataforma online, os funcionários das ILPIs receberam dos profissionais de geriatria, enfermagem e fisioterapia do HCOR treinamentos e orientações sobre a Covid-19, como uso adequado de EPIs e higienização correta dos espaços. 604 estudantes do último ano de enfermagem da UNINOVE deram orientações sobre cuidados paliativos para a manutenção da saúde dos residentes, funcionários e familiares por meio de tele-enfermagem. Mais de 1.500 pessoas idosas foram beneficiadas com os resultados da capacitação.