Comitê de diversidade do Descomplica SP estreia atividades

Evento discutiu experiências e melhorias no atendimento a pessoas com deficiência

O Comitê de Diversidade do Descomplica SP realizou, na última semana, seu primeiro evento. A palestra “Descomplicando as síndromes”, produzida em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPED) e com a participação do Instituto Jô Clemente, abordou as diferenças entre síndromes e doenças ou transtornos.

 
Primeiro na programação do Comitê de Diversidade, o evento reuniu mais de 100 participantes, entre integrantes das equipes do Descomplica SP e profissionais de secretarias parceiras. 
 
A palestra foi apresentada pelas psicólogas Daniela Farias e Kelen Cristina de Jesus, que atuam no Instituto Jô Clemente. A instituição prresta apoio técnico à 1º Delegacia de Polícia de Pessoa com Deficiência de São Paulo. 
 
As profissionais fizeram um histórico sobre o tema, do surgimento da concepção de síndromes como deficiência até o avanço de reivindicações sociais e do modelo psicossocial, voltado para uma visão de acessibilidade. Também falaram sobre as definições e diferenças entre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.
 
Em relação ao trabalho com o público, explicaram as psicólogas, é preciso focar em resolver o problema dos cidadãos. Ou seja, vale perguntar e buscar informações sobre a deficiência se isso for necessário para o atendimento, como oferecer a interpretação de Libras, por exemplo. Depois da palestra, os participantes puderam solucionar dúvidas específicas da rotina.