Com evento online, Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia lança 14º Guia do CopiCola

Projeto descreve e orienta a aplicação de ciências comportamentais na comunicação com o público

 “Como incentivar escolhas através da comunicação com a população?”. Foi para responder a essa pergunta que a equipe do (011)l.lab, laboratório de inovação em governo da cidade de São Paulo, gerido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), desenvolveu o projeto “Nudges na cobrança do IPTU”. 

A ideia consistiu no uso dos nudges, pequenos ‘empurrões’ de ciência comportamental, para reduzir a inadimplência na arrecadação do imposto. Desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda, a iniciativa pode ser replicada em outras áreas.
 
“Já temos catorze guias disponibilizados para a estrutura da Prefeitura e toda a nossa rede de políticas públicas Brasil afora, que têm a possibilidade, a partir desses materiais, de trabalhar, adaptar e replicar questões desenvolvidas no município”, disse o secretário-adjunto de Inovação e Tecnologia, Daniel Glaessel, durante a abertura do evento.
 
Realizado nesta quinta-feira (11), o lançamento do 14º guia contou com a participação da equipe do laboratório, do Cebrap e do subsecretário da Receita Municipal da Secretaria da Fazenda, Thiago Rubio Salvioni. 
 
“Foi um divisor de água para nós essa perspectiva de buscar formas de tornar mais efetiva e mais eficaz a nossa comunicação com o contribuinte num assunto tão sensível. Espero que a gente consiga repetir em outros temas e que seja uma parceria que a gente consiga copiar e colar muito aqui no ambiente da secretaria”, afirmou Thiago. 
 
Assista ao evento aqui.
 
O projeto
 
A partir de um estudo da jornada do contribuinte e dos comunicados emitidos para contribuintes que haviam parcelado dívidas, as equipes do projeto fizeram entrevistas com as equipes responsáveis pela notificação e uma observação das praças de atendimento da Fazenda.
 
Com a distribuição de cinco novas versões do comunicado e uma análise com os contribuintes que receberam as mensagens originais, houve um aumento, com a intervenção, de 8,4% na arrecadação. Ou seja, R$ 950 mil reais só na fase do teste, com um potencial que pode chegar a R$ 60 milhões. 
 
O guia com todas as informações, o processo de elaboração e as análises está disponível no site do CopiCola.
 
Sobre o programa
 
O CopiCola é uma iniciativa da SMIT, em parceria com o Cebrap, que visa construir capacidades para inovar por meio da transferência de conhecimento de servidor para servidor da Prefeitura de São Paulo. Para os interessados em “colar”, é uma chance de conhecer boas práticas, se inspirar e conhecer quem já inovou. Assim, a iniciativa proporciona economia de tempo e de recursos, já que erros podem ser evitados e soluções que funcionaram podem ser copiadas, adaptadas a outros contextos e melhoradas. Saiba mais aqui.