Prefeitura digitaliza serviços de pesquisa e de agendamento de empréstimos para Biblioteca Mário de Andrade no SP156

Opções incluem devolução de livros, avaliação do serviço e indicação de obras para o acervo; Solicitações também estão disponíveis na Central telefônica

 Primeira da cidade de São Paulo e maior do Estado, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade agora conta com sete serviços digitalizados. Quem desejar saber quais são os materiais que a Biblioteca possui, quiser indicar obras para compor o acervo, fazer sugestões ou elogios só precisa acessar o portal ou ligar para a central telefônica 156. E mais: o agendamento para realizar presencialmente o empréstimo e devolução de livros também está no pacote! 

 
Embora já fosse possível solicitar grande parte dos serviços pelo e-mail da Biblioteca, a padronização no SP156 tem vantagens para o público, para os servidores e para a administração.  
 
A centralização de solicitações e dados permite a produção de relatórios e indicadores que ajudam no planejamento da Biblioteca Mário de Andrade. Além disso, estar no SP156 permite que esses serviços tenham maior visibilidade e alcance entre a população. 
 
A digitalização é feita pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).  
 
“Digitalizar serviços no SP156 é garantir padrão de qualidade e transparência, além de democratizar o acesso ao acervo de uma biblioteca histórica”, disse o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós. 
 
O setor de Atendimento da Biblioteca Mario de Andrade, sob supervisão da bibliotecária Paloma Altran, estabeleceu as diretrizes e coordena a implantação internamente. “A parceria foi fundamental para viabilizar o atendimento presencial ao público durante a pandemia. O serviço de agendamento de empréstimo e de devolução de obras permite que as atividades sejam realizadas seguindo todos os protocolos necessários para garantir a segurança e saúde de todos: público, funcionários e acervos”, afirmou Altran.  
 
Com o serviço via canais do SP156, toda a pesquisa e seleção das obras solicitadas pelos cidadãos é feita pela equipe de atendimento e, a partir do agendamento, os munícipes comparecem à biblioteca para emprestar os materiais de seu interesse sem que haja filas ou aglomerações.  
 
 
Mesmo quem não possui cadastro no Sistema Municipal de Bibliotecas ou que esteja com o seu cadastro vencido pode solicitar o serviço de agendamento de empréstimo. O serviço foi estruturado de modo a conseguir atender toda pessoa que tiver interesse, seja usuário já cadastrado ou não, dando a possibilidade para que todos os interessados possam emprestar livros. 
 
Ainda há o serviço de elogios e sugestões para o atendimento ao público, programação cultural e demais serviços prestados pela Biblioteca.
 
Por conta da pandemia, é preciso atender aos protocolos de segurança estabelecidos pela Biblioteca para atividades presenciais. As atividades da Programação Cultural permanecem todas online, pelo canal do YouTube da Biblioteca. Todas as equipes seguem trabalhando e os interessados podem solicitar os demais serviços digitalmente:  
 
Agendar empréstimo de livros
 
Agendar devolução de livros;
 
Solicitar pesquisa no acervo;
 
Indicar obras para o acervo;
 
Fazer uma sugestão
 
Fazer um elogio;
 
Fazer uma reclamação.