Unidade do FAB LAB LIVRE SP na Vila Itororó está de casa nova

Incluída em projeto de restauração da Vila, unidade atualiza estrutura para fortalecer vocações locais

Inaugurada há mais de cinco anos, a unidade do FAB LAB LIVRE SP na Vila Itororó finalizou nesta quarta-feira, 1º de julho, a mudança para uma das casas do local histórico, com uma estrutura adequada para a diversificação dos projetos e oficinas.
 
A unidade integra a rede laboratórios de fabricação digital da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), e possui estrutura voltada para a vocação local de marcenaria, costura e biomateriais à disposição de diversos grupos na região central da cidade.
 
“É muito importante podermos compartilhar do legado da Vila Itororó. A mudança representa uma projeção da inovação que valoriza a identidade do local, que tem muita história”, disse o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós. 
 
A mudança foi iniciada em dezembro de 2019, para incluir a nova sede do Fab Lab na casa número 7. Além da comunidade de usuários dos Fab Labs, a ideia é atrair e divulgar a fabricação digital para os públicos dos outros equipamentos, como a Casa da Memória e o Centro de Residência Artística.
 
“Estamos muito felizes em entregar a casa 7, essa nova instalação para o público e para a equipe da SMIT. E aqui no espaço temos 17 oficinas. Durante a pandemia estão todos convidados a acompanhar a programação nas redes Vila Itororó Canteiro Aberto”, convidou Diogo Viana, coordenador do espaço gerido em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Pedra. 
 
Também por causa das medidas de saúde, as unidades do Fab Lab ainda não retomaram a programação presencial, mas seguem com a produção de escudos faciais e com as oficinas da campanha #Fazendoemcasa, que possuem tutoriais para difundir a fabricação digital e a criatividade, além de uma conversa para tirar dúvidas sobre os projetos. Saiba mais aqui.