São Paulo ganha internet pública mais rápida e de qualidade

É o início da segunda fase do programa de expansão WiFi Livre SP, que está modernizando e ampliando o serviço de internet pública na cidade.

A Cidade de São Paulo conta agora com serviço de internet wi-fi gratuito em 95 novos pontos. Com isso, a capital paulista já soma 215 localidades com acesso à rede pública de internet, com mais qualidade da navegação e da abrangência do sinal, oferecendo um serviço de conexão ainda melhor para o cidadão.


Além de praças e parques, o programa WIFI LIVRE SP agora abrange CEUs, bibliotecas públicas, postos de saúde, telecentros, clubes desportivos, teatros e pontos turísticos da cidade - priorizando regiões de vulnerabilidade social.
Essa iniciativa faz parte da segunda fase do programa de Expansão WiFi Livre SP, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, que melhorou a qualidade dos 120 pontos de wi-fi originais e está ampliando a rede pública de acesso à internet para mais de 620 localidades até o fim de 2020.


Parque Ibirapuera, bibliotecas, CEUs e subprefeituras da Zona Leste estão entre os locais que não tinham acesso à rede pública de internet e agora disponibilizam sinal de wi-fi para toda a população. A instalação de acesso à internet em outros equipamentos públicos faz parte da estratégia de expansão do programa de wi-fi que, anteriormente, priorizava apenas praças e parques.


Além disso, há também a preocupação em garantir que toda a cidade seja beneficiada. Mais de trezentos novos pontos de acesso foram direcionados a regiões de vulnerabilidade social, promovendo a democratização do acesso à internet e a inclusão digital. Postos de saúde, telecentros, clubes desportivos, CEUS, teatros e bibliotecas, além de praças e parques, estão sendo contemplados com internet pública e gratuita, ampliando o perfil das pessoas que utilizam a rede e sua usabilidade.


Confira as localidades previstas no programa de Expansão WiFi Livre SP em https://wifilivre.sp.gov.br


Novidades da modernização. O que melhora?

No modelo anterior, havia a previsão de apenas uma faixa de frequência padrão de 2,4 GHz e não havia previsão de área de abrangência. Com a modernização, a empresa credenciada deverá garantir que a abrangência do sinal cubra, no mínimo, 50% da área de parques e CEUs e 70% das demais localidades, medidas nas faixas de frequências de 2,4 GHz e 5 GHz. Ou seja, o sinal de wi-fi ficará melhor em todas as localidades. Além disso, a Prefeitura de São Paulo atualizou os requisitos tecnológicos para acompanhar novos padrões de wi-fi.


As especificações do programa estabelecem que cada usuário conectado terá uma conexão individual e efetiva de, no mínimo, 512kbps. A conexão segue requisitos de estabilidade, qualidade e cobertura e é suficiente para assistir vídeos, baixar arquivos, fazer videochamadas, realizar cursos online e navegar rapidamente pela internet. Qualquer usuário com smartphone, tablet ou notebook e que possua um chip de celular ativo pode acessar a rede.


Autenticação e veiculação de publicidade

Com um clique, o usuário se autentica na rede WiFi Livre SP e assiste a um anúncio publicitário. O usuário poderá pular a publicidade após dez segundos de exibição. A cada meia-hora de navegação, haverá um anúncio publicitário. O uso da internet continua sendo livre e gratuito. A neutralidade da rede é uma premissa do projeto. O cidadão pode acessar qualquer site de seu interesse, inclusive redes sociais, e-mail, compartilhamento de vídeos, downloads e uploads.


Proteção de dados

A Prefeitura de São Paulo, assim como as parceiras credenciadas (AmericaNet, WCS e SurfTelecom), não coleta nenhum tipo de dado pessoal durante a navegação. Os dados pessoais dos usuários são invioláveis e as regras do projeto reafirmam essa garantia com respeito à Lei do Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados. Essa situação só será alterada em caso de ordem judicial. Os únicos dados analisados são aqueles que dizem respeito ao controle da qualidade do serviço, como velocidade de conexão, usuários simultâneos, consumo total de banda e pontos de acesso, por exemplo. São dados cuja captura não interfere na privacidade da navegação, servindo para que a prefeitura dimensione o serviço de acordo com o uso verificado em cada localidade.


Sobre as parcerias com Americanet, WCS e Surf Telecom

A AmericaNet foi a primeira empresa credenciada pela Prefeitura de São Paulo por meio edital em janeiro de 2019. Fundada em 1996, a Americanet é uma das principais operadoras de telefonia móvel, fixa e conectividade do país. A companhia conta com infraestrutura e tecnologia de ponta baseada em redes de fibra óptica com extensão de mais de 18 mil km, presença em sete estados e mais de 250 cidades e radiofrequência.


Entre maio e junho, o edital do programa de expansão WiFi Livre SP credenciou duas novas empresas para prestar serviço de conexão pública à internet para toda a população. A WCS e a Surf Telecom estão habilitadas para participar do programa WiFi Livre SP em toda a cidade de São Paulo.


A Surf Telecom, pilar de telecomunicações da Surf Group, é a única operadora brasileira móvel com cobertura nacional e liderou o ramo de pré-pagos, em maio/2019, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O foco da empresa é a inclusão de cidadãos das classes C e D.


A WCS é uma das principais empresas de telecomunicações do país, com rede própria na Grande São Paulo e Interior, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Possui cobertura com estrutura própria em mais de 150 cidades, ofertando uma rede segura e atendimento diferenciado, veloz e focado.