Cidade Ademar é contemplada com as ações do 23º Mutirão nos Bairros

Bairro da Zona Sul receberá ações de zeladoria e serviços como vacinação e feira de livros, entre outras atividades

 A Praça Bacharel Fernando Braga Pereira da Rocha, mais conhecida como Praça Jardim Míriam, em Cidade Ademar, na Zona Sul, concentrará as ações do Mutirão nos Bairros neste sábado (14). Das 9h às 15h serão realizadas atividades de zeladoria como poda e manutenção das áreas ajardinadas, limpeza mecanizada das calçadas e galerias, além de obras de acessibilidade. O programa tem como objetivo promover ações de zeladoria e levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa. É coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Especial de Relações Sociais.

Trabalho
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho irá oferecer mais de 494 vagas de emprego no local.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o CATe, disponibilizará 77 oportunidades exclusivas para a população com esse perfil.
Para participar dos processos seletivos é preciso apresentar currículo atualizado, laudo médico (pessoas com deficiência), RG, CPF, número do PIS e carteira de trabalho. Os dois últimos documentos serão emitidos na hora do atendimento, com a apresentação de uma foto atual 3x4 para a primeira via. Quem precisar da segunda via do documento deve levar, também, boletim de ocorrência ou declaração, caso se trate de roubo, furto, perda ou extravio.

Empreendedorismo
A equipe da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, participará do mutirão para sanar dúvidas de quem pretende se tornar um empreendedor. Também serão apresentados os programas voltados ao desenvolvimento de negócios como o Vai Tec ou cursos como o Mais Mulheres e o Fábrica de Negócios, entre outros.

Diretos Humanos
Os profissionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania receberão denúncias de violência contra as mulheres, população negra e indígena. Haverá encaminhamento para a rede de atendimento.
Orientações sobre os direitos dos imigrantes, acesso aos serviços públicos e regularização migratória serão fornecidas pelo Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI). A equipe da SMDHC dará informações aos idosos e seus familiares, assim como também distribuirão exemplares do Estatuto do Idoso.

A equipe de uma unidade móvel de políticas LGBTI dará orientações e receberá denúncias de violência e discriminação. Acolhida e escuta para defesa de direitos faz parte das grade de atividades.

Cultura
A Secretaria Municipal de Cultura estará presente em Cidade Ademar com uma feira de troca de livros, com 1200 exemplares. A ação contará com o apoio da equipe da Coordenadoria Regional Sul.

Saúde
Vacinação contra febre amarela e sarampo fazem parte das ações que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Nas tendas serão dadas orientações sobre escovação e haverá distribuição kits. Quem tiver interesse, poderá fazer testes rápidos de HIV e Sífilis no trailer do Programa de Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), onde também serão distribuição de preservativos.

Inovação e tecnologia
A rede de conectividade da Zona Sul está sendo ampliada de 29 para 173 pontos de acesso à internet gratuita. Na região de Cidade Ademar, o programa WiFi Livre SP estará presente em outras oito localidades, até o final de 2020, no CEU Alvarenga, nas praças do Acuri e Vila Joaniza, no parque Sete Campos, na Subprefeitura Cidade Ademar e nas AMAs/ UBS Integradas Americanópolis, Parque Doroteia e Vila Joaniza.

O primeiro ponto de wifi da região localizado na praça Alexandre Francisco Rebouças já foi modernizado e oferta agora internet de mais qualidade.

Assistência Social
Os representantes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, atenderão as famílias em situação de vulnerabilidade, para que possam fazer seu cadastramento no CadÚnico.

Sabesp
Quem precisar parcelar contas ou obter segunda via das mesmas deve se informar com os atendentes das tendas da Sabesp. Os profissionais darão dicas de como limpar corretamente a caixa d´água, sobre o app Sabesp e consumo consciente da água.

COHAB
O evento contará com os serviços da van Cohab na Área para efetuar atendimentos aos munícipes da região, que poderão realizar agendamentos para a central da habitação, tirar dúvidas sobre cadastro, 2ª via de boletos, transferências, ajustes e outras questões, além de conhecer as ações de conscientização da Companhia: Desplugando (que trata sobre riscos com aparelhos eletronicos na tomada), Conviva Bem (dicas sobre convicênia em condomínios)e Não Seja Enganado (orientando sobre golpes e ilegalidades que terceiros podem realizar com o nomde da Cohab).

O Cohabinho estará presente para auxiliar nos serviços e levar entretenimento e bem-estar para a população.