Prefeitura de São Paulo realiza II Encontro de Agentes de Inclusão e Fabricação Digital – Coneta@gente

Tema do fórum foi a Política de Atendimento e o combate ao assédio moral e sexual

No último dia 29, cerca de 250 agentes de inclusão digital e de fabricação digital que atuam nos Telecentros e na rede FAB LAB LIVRE SP estiveram no Centro Cultural São Paulo participando do “II Conect@gente”, um fórum promovido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) para aproximar os atendentes dos princípios da Política de Atendimento da Prefeitura.

“O projeto em que vocês estão inseridos está dentro de um grande contexto, de uma proposta nossa, da Secretaria e da Prefeitura, que não é apenas de inclusão digital, mas de inclusão social. Para que a gente possa, aos poucos, ir fazendo de São Paulo uma cidade mais inteligente e, principalmente, mais humana,” explicou Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia, na abertura do evento.

A cidade de São Paulo possui 132 Telecentros que realizam, em média, cerca de 164 mil atendimentos mensais. São equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia que contribuem para promover o desenvolvimento humano, econômico e social por meio do uso da linguagem digital como elemento básico para o exercício da cidadania.

Todas as unidades disponibilizam acesso a computador com internet para a população e agentes mediadores que auxiliam na navegação pela rede mundial de computadores e se dedicam ao letramento digital da população. São espaços para aprender, produzir, consumir e empreender.

Os principais serviços são o uso livre individual ou em grupo, atividades de capacitação com cursos, palestras e oficinas sobre ferramentas digitais, programação e empreendedorismo, atendimento e orientação aos usuários e usuárias dos equipamentos – somados à oferta de espaço de trabalho compartilhado (coworking).

Para o coordenador geral de Convergência Digital da SMIT, Guilherme Nafalski, é essencial que cada agente ali presente seja mais que um atendente. “Os agentes de Telecentros e FabLabs devem conhecer bem o seu entorno, dialogar com a comunidade e abrir seus espaços para serem abraçados por esta comunidade. Isso é deixar a cidade mais próxima do cidadão,” afirmou.

Os agentes também assistiram a falas sobre como identificar a combater tanto o assédio moral quanto o assédio sexual em seus ambientes de trabalho, sobre as funcionalidades da carta de serviços disponível no portal sp156, como melhorar o atendimento à pessoas em situação de rua e sobre a importância da acessibilidade no meio digital para a inclusão social.

O papel do agente de inclusão digital
São mais de 300 agentes que permitem às pessoas qualificarem o uso da internet e dos meios digitais. Atendendo aos princípios da Política de Atendimento ao Cidadão, os Telecentros buscam orientar os cidadãos de acordo com a necessidade específica e o tipo de serviço que ele busca realizar nos equipamentos. Isso permite a criação de um espaço de coaprendizado digital e de uso da internet que ultrapassa as redes sociais.

Os Telecentros fazem parte da política de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo desde 2001 e cumprem papel estratégico na relação com a comunidade. Com cursos de qualificação, monitoria e auxílio na produção de currículos e vagas de emprego, os equipamentos são referência no esforço das pessoas em se recolocarem no mercado de trabalho.

Política pública de inclusão digital
A política de inclusão digital da SMIT é composta pelos 132 Telecentros que atuam no letramento digital da população por meio do papel mediador dos agentes no acesso à tecnologia; os Digilabs, projeto piloto que visa modernizar o espaço dos Telecentros diante dos desafios da era de hiperconectividade; pelo FAB LAB LIVRE SP, a rede pública de laboratórios públicos de fabricação digital (FabLabs); e o programa WiFi Livre SP que democratiza o acesso à internet em toda a cidade(em expansão para 625 pontos até 2020).

Conheça a Política de Atendimento
A Política Municipal de Atendimento, implementada pelo decreto 58426/18, estabelece diretrizes básicas para um atendimento de excelência em todos os órgãos da Prefeitura de São Paulo, tendo como foco as necessidades de cidadãos e cidadãs da capital paulista. Esse instrumento tem por objetivo: facilitar o acesso aos serviços e informações municipais; simplificar métodos e procedimentos; e promover cultura e práticas de transparência.