Delegação de Osaka visita Mobilab+ e Fab Lab Livre SP

Cidades fazem intercâmbio de cultura, negócios e inovação

 

A delegação internacional de Osaka, que está em são Paulo para comemorar os 50 anos da união entre o município japonês e São Paulo como cidades-irmãs, tem visitado programas e secretarias da Prefeitura a fim de conhecer e trocar experiências nas áreas de cultura, negócios e inovação. Na última quinta-feira (22), a visita foi ao mobilab+ e ao Fab Lab Livre SP da Galeria Olido.

O secretário municipal de Inovação e Tecnologia acompanhou a visita e apresentou os laboratórios. “Nossa secretaria é uma secretária transversal, que atua em parceria com as outras secretarias em relação à inovação e tecnologia. Mas inovar não é apenas a tecnologia em si. Para nós, uma cidade realmente inteligente é uma cidade em que as pessoas possam viver melhor,” destacou o secretário Daniel Annenberg.

Foi citado o caso da Estônia, por exemplo, onde não existem atendimentos presenciais e é tudo digital. Segundo o secretário, o atendimento presencial é importante porque sempre vai haver alguém com dificuldade em entender o online. Por isso são tão importantes espaços como o Descomplica Digital, no qual atendentes treinados ajudam o cidadão a navegar pelos serviços online da Prefeitura e de outros órgãos estaduais e federais.

Para o vice-prefeito de Osaka, Hiroshi Nakao, o planejamento urbano precisa estar muito bem alinhado com a cidade e suas diversas secretarias. “Nossas linhas de metrô e ônibus atingem outros municípios, foi preciso encontrar soluções de mobilidade entre as cidades para garantir, por exemplo, que os cidadãos pagassem uma mesma tarifa em todos os pontos,” explicou.

Outra decisão importante apontada pela delegação de japonesa foi proibir que funcionários públicos fossem trabalhar com seus veículos próprios. Todos usam o transporte público. Isso levou a uma melhoria significativa no trânsito da cidade. “A principal avenida da cidade tem seis faixas e foi transformada em calçadão, não passa mais carro lá,” contou o vice-prefeito.

São Paulo e Osaka são cidades–irmãs desde 27 de outubro de 1969 e têm trabalhado juntas desde então para aproximar a comunidade japonesa e os paulistanos, aprofundando relações de cultura, negócios e inovação.

Sobre os laboratórios de inovação da Prefeitura de SP

A rede FAB LAB Livre SP é uma política pública de fabricação digital pioneira no Brasil, promovida pela Prefeitura de São Paulo e coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Essa iniciativa tem por objetivo promover um ambiente criativo e colaborativo, focado em inclusão digital, que possibilita transformar ideias e soluções. A rede FAB LAB LIVRE SP conta com doze laboratórios públicos, com acesso aberto e gratuito a toda população. Os laboratórios são estrategicamente localizados em todas as regiões da cidade, principalmente em territórios periféricos de maior vulnerabilidade social. Conheça mais em www.fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br