SP MAKER WEEK 2019, maior evento de fabricação digital do país, acontecerá na capital paulista, de 24 a 28 de setembro

Serão mais de 250 horas de programação em evento organizado pela Prefeitura de São Paulo, com o objetivo de valorizar iniciativas de fabricação digital que contribuem para o desenvolvimento sustentável das cidades

No mês de setembro, a Prefeitura de São Paulo vai realizar a terceira edição da SP Maker Week – serão quatro dias de programação intensa com workshops, palestras, painéis e diversas atrações voltadas para explorar o potencial da aplicação das tecnologias de fabricação digital para o desenvolvimento sustentável das cidades e metrópoles.

O evento acontecerá de 24 a 28 de setembro, na Biblioteca Mário de Andrade, e tem como objetivo experimentar e utilizar novas tecnologias para compartilhar conhecimento e promover inclusão digital e tecnológica.

Acesse: http://spmakerweek.prefeitura.sp.gov.br/

A SP Maker Week 2019 é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia por meio da rede FAB LAB Livre SP, e conta com apoio de outras secretarias municipais como Educação, Cultura , Relações Internacionais; e Direitos Humanos e Cidadania – além de parcerias institucionais com o ITS Brasil e Instituto Fab Lab Brasil.

“Neste ano, além do reconhecimento do trabalho realizado nos FabLabs da Prefeitura de São Paulo, estamos ampliando o alcance de público e conteúdo, com o envolvimento das ETECs e Universidades, e convidados nacionais e internacionais para discutir o uso da fabricação digital na construção de cidades mais inteligentes e humanas”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

A cidade de São Paulo conta com doze laboratórios públicos de fabricação digital (Fab Labs) que compõem a rede FAB LAB LIVRE SP, que tem por objetivo promover inclusão digital e tecnológica por meio das ferramentas de fabricação digital, bem como contribuir para promoção de autonomia e desenvolvimento social das pessoas e dos territórios em que estão inseridas.


Novidades desta edição.
Neste ano, a SP Maker Week ampliou o envolvimento da área da educação, incluindo ETECs e Universidades em sua programação. Convidados nacionais e internacionais participam de palestras e debates sobre a importância da tecnologia, da fabricação digital e da cultura maker para a construção de cidades mais inclusivas, diversas e sustentáveis.

A SP Maker Week 2019 ainda vai sediar a realização do I Fórum Brasileiro Fab City com a participação das cidades de Sorocaba, Recife, Curitiba e Belo Horizonte que, junto com São Paulo, integram a rede internacional Fab City -- composta por 34 cidades de todo mundo. Serão seis painéis com especialistas brasileiros e internacionais discutindo o futuro das cidades, a sustentabilidade e o uso de novas tecnologias como ferramenta.

Resumo da programação
A programação da SP Maker Week 2019 está dividida em três grandes eixos: Trilhas de conhecimento, I Fórum Brasileiro Fab City e Exposições. “Trilhas de conhecimento” são sessões de conteúdo com temas específicos na área de educação, cultura maker e público infantil; o “I Fórum Brasileiro Fab City” traz debatedores nacionais e internacionais como Tomas Diez, presidente da Fab City Global Iniciative, para explorar os desafios na implementação de cidades sustentáveis; e as exposições dos trabalhos realizados nos laboratórios público de fabricação digital em toda a cidade. Serão quatro dias intensos e mais de 250 horas de atividades que incluem workshops, palestras, painéis, atividades de desenvolvimento colaborativo, atrações culturais e oficinas.


Entre os destaques estão os painéis “Sustentabilidade e Futuro”, um debate sobre o impacto das cidades e o uso dos recursos naturais; “Tecnologia, Infância e Direito à Cidade”, reflexões e construções de propostas para expor os caminhos e o papel das crianças no futuro tecnológico. E, para trazer à tona o debate sobre o lugar da tecnologia na inclusão digital e social, um painel sobre “Como a tecnologia pode reduzir desigualdades” também faz parte da programação.

Na lista de atrações, estão confirmadas atividades de experimentação de drones, batalha de robôs, oficina de bioplásticos e automação residência, além de uma montagem automatizada, em tempo real, de um pavilhão em marcenaria de 180 peças, usando dispositivos confeccionados em oficinas do próprio evento.


Sobre a rede FAB LAB Livre SP
A rede FAB LAB Livre SP é uma política pública de fabricação digital pioneira no Brasil, promovida pela Prefeitura de São Paulo e coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Essa iniciativa tem por objetivo promover um ambiente criativo e colaborativo, focado em inclusão digital, que possibilita transformar ideias e soluções. A rede FAB LAB Livre SP conta com doze laboratórios públicos, com acesso aberto e gratuito a toda população. Os laboratórios são estrategicamente localizados em todas as regiões da cidade, principalmente em territórios periféricos de maior vulnerabilidade social.

 

Serviço

SP Maker Week 2019

Quando: 24 a 28 de setembro
Onde: Biblioteca Mário de Andrade e Hemeroteca
Período: Manhã e Tarde

Aberto ao público