Carta de Serviços da Prefeitura de São Paulo reúne mais de 950 serviços municipais

Iniciativa atende ao decreto da Política de Atendimento ao Cidadão, criada em 2018

Atualmente, 952 serviços da prefeitura já têm Cartas de Serviços publicadas no Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br), um dos principais pontos de contato entre a Prefeitura de São Paulo e os cidadãos.

São documentos de orientação sobre os serviços da Prefeitura, compostos por três níveis de informação: tema, assunto e serviço. Ao seguir esse caminho, o usuário recebe a informação completa: o que é o serviço, quando pode ser solicitado, por quais canais, seus prazos, normas e documentação necessária, o passo a passo do serviço e se ele permite ou não uma solicitação anônima. Tudo em linguagem simples e acessível.

A Carta de Serviços está integralmente hospedada no Portal SP156, mas outros canais de atendimento disponibilizam informações sobre os serviços municipais, como o Aplicativo Móvel SP156, a Central Telefônica 156 e as Praças de Atendimento das Subprefeituras e das unidades do Descomplica SP.

A página inicial do Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) já permite um fácil acesso aos 8 temas mais procurados pela população de São Paulo: Animais, Bilhete Único, Cidadania e assistência social, Finanças, Lixo e limpeza, Meio Ambiente, Rua e bairro e Trânsito e Transporte. Serviços como a solicitação de 1ª via do Bilhete Único Estudante ou avaliação de árvores em área pública podem ser localizados rapidamente e cada um possui sua Carta de Serviço com todas as informações necessárias. Lá você fica sabendo, por exemplo, que para solicitar a avaliação de árvores, não há taxas e o processo pode ser feito online no próprio Portal SP156.

Política de excelência

Modernizado no início de 2019, o Portal SP156 é considerado (junto com o programa Descomplica SP) o início da materialização da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.
A Política de Atendimento ao Cidadão foi criada pelo decreto 58.426, de 2018, e assinada pelo prefeito Bruno Covas. Para lê-la, acesse o link.