São Paulo conta com 148 pontos de acesso à rede pública de wi-fi

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo instalou 28 novos pontos de wi-fi público; e modernizou 58 pontos com internet mais rápida. Até 2020, a capital paulista vai alcançar 621 pontos de wi-fi livre para toda população. Este é o maior plano de democratização do acesso em todo país.

Na última quinzena, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, expandiu a rede pública de wi-fi para 148 pontos. Até março deste ano, a cidade contava com 120 localidades de acesso à rede pública de internet.

Com o programa de Expansão WiFi Livre SP, a Prefeitura instalou 28 novos pontos de acesso à rede pública de wi-fi com internet mais rápida e melhor qualidade. Esta é a primeira fase do programa de Expansão WiFi Livre SP que teve início em março e já modernizou 58 pontos já existentes – em grande parte na Zona Leste – e instalou 28 novos pontos de acesso em toda a cidade.

Até 2020, São Paulo estará entre as metrópoles com maior rede pública de wi-fi da América Latina. Com a expansão da rede de conectividade, a capital paulista terá 621 pontos de acesso livre e gratuito à internet, incluindo equipamentos públicos e pontos turísticos.

Antes, a cidade de São Paulo contava com 120 pontos de acesso dispostos nas praças e parques. Com 28 novos pontos instalados desde março desse ano, a capital paulista já soma 148 localidades com acesso à rede pública de internet. Dos 120 pontos já existentes, 58 foram modernizados para aumentar a qualidade da navegação e da abrangência do sinal, oferecendo um serviço de conexão ainda melhor para o cidadão.

Parque Ibirapuera, sete bibliotecas, sete CEU’s e cinco subprefeituras da Zona Leste estão entre os locais que não tinham acesso à rede pública de internet e agora disponibilizam sinal de wi-fi para toda a população. A instalação de acesso à internet em equipamentos públicos faz parte da estratégia de expansão do programa WiFi Livre SP que, anteriormente, priorizava praças e parques.

A expansão do Programa WiFi Livre SP também traz novidades como a conectividade em equipamentos públicos, a modernização da infraestrutura digital já existente e a preocupação em garantir que toda a cidade seja beneficiada. Mais de trezentos pontos de acesso foram direcionados para regiões de vulnerabilidade social, promovendo a democratização do acesso à internet e a inclusão digital. Postos de saúde, telecentros, clubes desportivos, CEUS, teatros e bibliotecas, além de praças e parques, estão sendo contemplados com internet pública e gratuita, ampliando o perfil das pessoas que utilizam a rede e sua usabilidade.


Primeira fase

Nesta primeira fase, de março até agosto, o programa de expansão Wi-Fi Livre SP vai modernizar os 120 pontos já existentes, desonerando os cofres públicos e melhorando a internet ofertada. A rede disponível atualmente nas praças e parques da cidade custa R$ 12 milhões ao ano para a administração municipal. Com o novo modelo de parceria, a Prefeitura de São Paulo economiza recursos públicos e amplia acesso à internet.

“Estamos propondo um modelo de financiamento pelo setor privado que economiza recursos públicos e assegura internet de qualidade para todas as regiões, pensando principalmente nas pessoas que não têm condições de ter acesso a um pacote de dados”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.


Como vai funcionar o período de modernização dos 120 pontos existentes
Para evitar que a população fique sem acesso ao serviço, a modernização dos pontos existentes será feita de modo gradual, buscando o menor impacto possível no cotidiano das pessoas. A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Americanet, está modernizando cerca de 30 pontos por mês distribuídos em cronograma que será divulgado quinzenalmente para toda a população. Durante o período de transição para modernização dos pontos, há a possibilidade de instabilidade no sinal de internet. Finalizado o processo, a retomada do acesso se dará com mais qualidade e velocidade, obedecendo a proteção de dados dos usuários.

Novidades da modernização. O que melhora?
No modelo anterior, havia a previsão de apenas uma faixa de frequência padrão de 2,4 GHz e não havia previsão de área de abrangência. Com a modernização, a empresa credenciada deverá garantir que a abrangência do sinal cubra, no mínimo, 50% da área de parques e CEUs e 70% das demais localidades, medidas nas faixas de frequências de 2,4 GHz e 5 GHz. Ou seja, o sinal de wi-fi ficará melhor em todas as localidades. Além disso, a Prefeitura de São Paulo atualizou os requisitos tecnológicos para acompanhar novos padrões de wi-fi.

As especificações do programa estabelecem que cada usuário conectado terá uma conexão individual e efetiva de, no mínimo, 512kbps. A conexão segue requisitos de estabilidade, qualidade e cobertura e é suficiente para assistir vídeos, baixar arquivos, fazer videochamadas, realizar cursos online e navegar rapidamente pela internet. Qualquer usuário com smartphone, tablet ou notebook e que possua um chip de celular ativo pode acessar a rede.

Autenticação e veiculação de publicidade
Com a nova modelagem de conexão, será necessário incluir o número de telefone para que o usuário seja autenticado na rede WiFi Livre SP. O sistema vai enviar um código temporário que deverá ser inserido no campo solicitado da tela de início. Após o usuário se autenticar na rede WiFi Livre SP, aparecerá um anúncio publicitário. O usuário poderá pular a publicidade após dez segundos de exibição. A cada meia-hora de navegação, haverá um anúncio publicitário. O uso da internet continua sendo livre e gratuito. A neutralidade da rede é uma premissa do projeto. O cidadão pode acessar qualquer site de seu interesse, inclusive redes sociais, e-mail, compartilhamento de vídeos, downloads e uploads.

Proteção de dados
A Prefeitura de São Paulo, assim como a parceira AmericaNet, não coleta nenhum tipo de dado pessoal durante a navegação. Os dados pessoais dos usuários são invioláveis e as regras do projeto reafirmam essa garantia com respeito à Lei do Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados. Essa situação só será alterada em caso de ordem judicial. Os únicos dados analisados são aqueles que dizem respeito ao controle da qualidade do serviço, como velocidade de conexão, usuários simultâneos, consumo total de banda e pontos de acesso, por exemplo. São dados cuja captura não interfere na privacidade da navegação, servindo para que a prefeitura dimensione o serviço de acordo com o uso verificado em cada localidade.

Sobre a parceria com Americanet
Fundada em 1996, a Americanet é uma das principais operadoras de telefonia móvel, fixa e conectividade do país. A companhia conta com infraestrutura e tecnologia de ponta baseada em redes de fibra óptica com extensão de mais de 18 mil km, presença em sete estados e mais de 250 cidades e radiofrequência. O edital de credenciamento da Prefeitura de São Paulo com a empresa, assinado em janeiro de 2018, prevê a instalação de 621 pontos de acesso à internet em toda a cidade.

Sobre a parceria com WCS e Surf Telecom
Entre maio e junho, o edital do programa de expansão WiFi Livre SP credenciou duas novas empresas para prestar serviço de conexão pública à internet para toda a população. A WCS e a Surf Telecom estão habilitadas para participar do programa WiFi Livre SP em toda a cidade de São Paulo.

A Surf Telecom, pilar de telecomunicações da Surf Group, é a única operadora brasileira móvel com cobertura nacional e liderou o ramo de pré-pagos, em maio/2019, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O foco da empresa é a inclusão de cidadãos das classes C e D.

A WCS é uma das principais empresas de telecomunicações do país, com rede própria na Grande São Paulo e Interior, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Possui cobertura com estrutura própria em mais de 150 cidades, ofertando uma rede segura e atendimento diferenciado, veloz e focado.

Confira as novas localidades que ganharam acesso à rede pública de wifi

Praça Silva Teles
CEU Formosa
CEU Água Azul
CEU Inacio Monteiro
Parque Ibirapuera
Biblioteca Affonso Taunay
Biblioteca Cassiano Ricardo
Biblioteca Lenyra Fraccaroli
CEU Quinta Do Sol
Subprefeitura da Mooca
Subprefeitura da Penha
Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Biblioteca Hans Christian Andersen
Subprefeitura de São Mateus
Biblioteca Raimundo de Menezes
CEU Azul Da Cor Do Mar
CEU Jardim Paulistano
Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Subprefeitura de São Miguel
Subprefeitura do Itaim Paulista
Praça Guanambi
Praça Padre Nelson José Nigrist
CEU Jaçanã
Praça Miguel Ramos de Moura (Praça do Vinho)
Praça Benedicto Ramos Rodrigues
Praça Lions Clube Itaim Paulista
Praça sem nome (Cj. Hab. Itaim Paulista A)
CEU Paz

 

Confira as localidades que foram modernizadas desde março 2019

Praça da Conquista (Pça Vereador João Aparecido De Paula)
Praça Brasil (Praça Mãe Menininha dos Gantois)
Largo do Rosário
Largo da Concórdia
Praça Ciro Pontes
Praça Dilva Gomes Martins (Cohab 1)
Praça Cecília Marques De Araújo
Praça do 65 / Pombas Urbanas
Parque Raul Seixas
Praça Oslei Francisco Borges
Praça Felisberto Fernandes da Silva / Largo São Mateus
Praça General Humberto De Souza Melo
Praça Jaguamitanga
Praça Kantuta
Praça na rua Gregório Ramalho
Praça Osvaldo Luís Da Silveira
Praça Padre Aleixo (Do Forró)
Praça Padre Damião
Praça Professoras
Praça Sampaio Vidal
Praça São João Vicenzotto
Praça São Luis Do Curu
Praça Giovani Fani
Praça Vicente Falcetta
Parque Chico Mendes
Praça Fortunato da Silveira / Unisul
Praça da Estação Vila Mara
Praça Jesus Teixeira Da Costa
Praça do Terminal Metalúrgicos
Praça Torquato Plaza
Parque Ecológico da Vila Prudente
Parque Santa Amélia
Praça Craveiro Do Campo
Praça Augusto Domingues Alves Maia
Parque Linear Tiquatira
Praça Silvio Romero
Praça Novo Mundo
Praça Oscar Da Silva
Praça Mariquinha Sciascia
Praça Marco Antônio Primon Maestre
Praça Parque Domingos Luís
Praça Doutor João Batista Vasques
Praça Lourenço De Bellis
Largo do Japonês
Praça Nossa Senhora Dos Prazeres
Largo da Matriz
Praça das Monções / Terminal Casa Verde
Calçadão Cultural do Grajaú
Praça Vereador Antônio Sampaio
Praça na Rua Das Imbiraiaras
Praça Alexandre Francisco Rebouças
Praça João Tadeu Priolli (Praça Do Campo Limpo)
Praça Escolar
Campo do Palmeirinha - Paraisópolis
Praça Arlindo Rossi
Praça Benedito Calixto
Praça Tuney Arantes
Praça João Beiçola