Rede FAB LAB abre inscrições para premiar Trabalhos de Conclusão de Curso

Iniciativa visa reconhecer e divulgar jovens talentos que utilizaram a rede FAB LAB Livre SP para produzir TCC’s de graduação e Ensino Médio. Inscrições abertas até 10 de junho.

O banner apresenta um painel de ferramentas aplicado em preto e branco, acima os dizeres "#ConcursoTCC" sob uma forma geométrica roxa e na lateral esquerda, os logotipos do Instituto de Tecnologia Social, FabLab Livre SP e da Secretaria de Inovação e Tecnologia de São Paulo, respectivamente.

 

A Prefeitura de São Paulo abriu edital de Concurso de “Trabalhos de Conclusão de Curso com fabricação digital” para premiar jovens que utilizaram as unidades da rede FAB LAB Livre SP para projetos de TCC em toda a capital paulista. As inscrições vão até 10 de junho e podem ser feitas pelo endereço: httpfablablivresp.art.br/concurso-de-tcc

Essa iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia busca divulgar e reconhecer criadores de projetos que envolvem a fabricação digital e que contaram com o suporte do FAB LAB Livre SP em seu desenvolvimento entre os anos de 2016 e 2018. Podem participar projetos dos níveis médio, técnico e universitário, de instituições públicas e privadas.

“O nosso papel é oferecer infraestrutura tecnológica de ponta, aliada à inclusão digital, para que os jovens possam exercer a criatividade e desenvolver talentos, preparando futuros e futuras profissionais para os desafios do mercado de trabalho”, aponta Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

A premiação vai selecionar até 15 projetos, que receberão certificado de participação, divulgação e menção honrosa em evento oficial da Prefeitura de São Paulo e exposição em equipamentos públicos.

Sobre a rede FAB LAB Livre SP
A rede FAB LAB Livre SP é uma das maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo. Inspirados na filosofia da ‘Cultura Maker – Faça Você Mesmo’, os Fab Labs são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos nos cursos e oficinas. O cidadão pode criar quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese.

São mais de 30 tipos de cursos e oficinas como os de modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos, que duram entre 4 e 96 horas. Além disso, os Fab Labs são espaços dotados de equipamentos avançados como impressoras 3D (impressão de objetos), fresadoras (usada para cortes ou desbastes de madeira, plásticos, isopor etc), fresadora de precisão (capazes de produzir placas de circuitos eletrônicos), cortadora de vinil (corta com precisão adesivos e papéis de gramaturas variadas) e cortadoras a laser (permitem cortes com precisão milimétrica).

Os 12 Laboratórios de Fabricação Digital estão distribuídos por todas as regiões da capital nas seguintes unidades: Centro Cultural Cidade Tiradentes, CEU Heliópolis, Galeria Olido, Vila Itororó; Centro Cultural Casa da Memória, Centro Cultural da Juventude, Centro Cultural da Penha, Centro Cultural São Paulo, Centro Esportivo Tietê, Chácara do Jockey Club, Espaço São Luis e Espaço Vila Mara.