Prefeitura de São Paulo participa do maior evento de criatividade do país

Neste domingo, o FAB LAB LIVRE SP do Centro Cultural São Paulo esteve entre os locais que receberam atrações do “Dia Mundial da Criatividade”, marco que faz parte do calendário oficial da ONU

Neste domingo (21), a Prefeitura de São Paulo integrou a programação de atividades do “World Creativity Day”, o Dia Mundial da Criatividade. O evento aconteceu em 44 cidades do Brasil e faz parte do calendário oficial das Nações Unidas, desde 2017. O objetivo é fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável.

Na cidade de São Paulo, o encontro foi realizado ao longo do dia em diversos locais próximos à região da Avenida Paulista com atrações sobre inovação, arte, tecnologia, diversidade, e impacto social de forma aberta e gratuita.
O Dia Mundial da Criatividade é um movimento global que nasceu em uma escola de São Paulo e foi ganhando adeptos no país e no mundo. O evento acontece em mais de 40 cidades e já tem edições em Portugal, Alemanha e Sérvia.
A unidade do laboratório público de fabricação digital – Fab Lab Livre SP – no Centro Cultural São Paulo estava aberta à população e se integrou à programação de atividades que contou com 75 inspiradores e 68 atividades distribuídas também por diversos espaços como a Livraria Cultura e o Espaço Geek do Conjunto Nacional na Avenida Paulista; e a Livework, uma consultoria global de Inovação e Design de Serviço.

A abertura do evento aconteceu no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073), às 10h30, e contou com a presença de Guilherme Nafalski, Coordenador de Convergência Digital da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia; Laís Bodansky, presidente da SPCine; e Lucas Foster, idealizador do movimento World Creativity Day.

Dentre os palestrantes, estavam Alexandre Mutran, gerente de Comunicação Regional da TV Globo à frente do projeto Verdejando - uma iniciativa da TV Globo em parceria com a Prefeitura de São Paulo; o publicitário David Laloum, Presidente da Agência Y&R Brasil; a estilista Emanuelle Junqueira, em parceria com a atriz e autora Suzana Pires.
A programação teve ainda um bate papo com o radialista e apresentador Zé Luiz sobre produção e apresentação do programa DOBALACOBACO 2.ZE, programa de rádio ganhador do APCA 2015.

Estudioso da cultura digital, com mais de 15 anos de experiência, Gil Giardelli se uniu a Murilo Gun, um dos pioneiros da internet no Brasil, para um debate sobre conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital. O evento também contou um bate papo com a designer, empresária e sócia co-fundadora do Estúdio Colletivo, Vanessa Queiroz e a mulher por trás de toda a plataforma Feira Preta, Adriana Barbosa.

Outros assuntos foram abordados ao longo do dia, como branded content, criatividade no processo de criação de games e as game jams, futuro do trabalho, economia digital, tecnologia, intraempreendedorismo, transição de carreira e a maternidade, agricultura e permacultura urbana.

O dia se encerrou com um bate-papo ao vivo e online na página oficial do World Creativity Day sobre o “Futurismo: O Futuro do Trabalho e o Futuro da Educação” com a participação do jornalista Lucas Mendes e o fundador do Caindo no Brasil, uma iniciativa que fortalece projetos que fazem a diferença na educação brasileira, Caio Dib.

Sobre o programa FAB LAB LIVRE SP

A Prefeitura de São Paulo detém uma das maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo - o programa FAB LAB LIVRE SP. Inspirados na filosofia da cultura maker ou “faça você mesmo”, os laboratórios são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos. Os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos. Conheça mais sobre o FAB LAB LIVRE SP em www.fablablivresp.art.br

Homens e mulheres ao redor de uma mesa ouvindo orientações.Homens ao redor de uma mesa recebendo orientações com slides sendo aprsentadosHomens e mulheres sentados ao redor de uma mesa ouvindo orientações.