Prefeitura de São Paulo promove encontro entre laboratórios públicos de inovação nacionais e internacionais

O evento aconteceu durante a 4ª Semana de Inovação em Gestão Pública, em Brasília, e reuniu organizações da Dinamarca, Portugal, Argentina e Uruguai, entre outros países. Na ocasião, a Capital formalizou adesão à Rede InovaGov, que congrega cerca de 100 iniciativas governamentais e privadas

 O Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo – o (011). Lab, vinculado à secretaria municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), promoveu nos dias 28 e 29 de novembro encontro com laboratórios públicos nacionais e internacionais para debater o papel da tecnologia na concepção e na implementação das políticas públicas. A reunião permitiu a troca de experiências, o intercâmbio entre projetos e a discussão sobre os desafios da inovação na área governamental, assim como as estratégias para enfrentá-los.
O evento, que ocorreu durante a 4ª Semana de Inovação em Gestão Pública - “Serviço Público para o Futuro”, organizado pelo governo federal por meio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, reuniu participantes de 17 laboratórios, como o LabX (Portugal), o MindLab (Dinamarca), o Lab AGESIC (Uruguai), o Laboratório de Governo da Argentina (LABgobar), além do LabHacker da Câmara dos Deputados e do LabGes do Governo do Espírito Santo.

“Encontros como este permitem a atuação em rede e a criação compartilhada de novas soluções para os problemas de interesse público. Tivemos oportunidade de pensar juntos em projetos que vão impactar a gestão e melhorar os serviços ofertados aos cidadãos”, destaca Vitor Fazio, coordenador de Plataforma de Inovação da SMIT. A atividade foi realizada em parceria com o G. Nova, laboratório de inovação do governo federal, e com o espaço de aprendizado WeGov.

As experiências do laboratório da Prefeitura de São Paulo, o (011). Lab, foram apresentadas para representantes de cerca de 80 municípios brasileiros que acompanharam as atividades da Semana de Inovação. “Falamos muito na necessidade do foco nas pessoas e na construção de soluções inteligentes, com tecnologias simples, que se adequem às realidades locais”, complementa Fazio.

Rede InovaGov

Durante a Semana de Inovação, a Prefeitura de São Paulo formalizou adesão à Rede de Inovação no Setor Público - InovaGov, iniciativa federal que congrega cerca de 100 organizações nos âmbitos público e privado para o compartilhamento de conhecimento e viabilização de projetos.

Sobre o (011).lab

Iniciativa da Coordenadoria de Plataforma de Inovação (CPIN) e da Coordenadoria de Projetos de Inovação Pública (CPIP), vinculadas à secretaria municipal de Inovação e Tecnologia, é um espaço para pensar, criar e experimentar a inovação no setor público.
Procura agregar pessoas de dentro e fora da administração municipal para cocriar soluções para problemas de interesse público, impactando na gestão e na melhoria dos serviços ofertados ao cidadão.