Prefeitura lança programa de capacitação em gestão de tecnologia

Por meio de parceria com o SENAI, quadros do município serão formados na gestão eficiente e moderna da cidade, que dará fim ao uso de papel

Foto: Secom 

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Inovação e Tecnologia e de Gestão, além da Prodam, promove a capacitação de mais de 300 servidores públicos em tecnologia da informação e da comunicação. A iniciativa, que tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP), visa formar os quadros municipais e envolvê-los no processo de construção de uma São Paulo mais inteligente. O calendário de formação tem carga horária de 720 horas e inclui provas para certificação internacional.

“A gente parabeniza a secretaria de Inovação e Tecnologia, pois finalmente temos uma política municipal de governança da tecnologia. Isso é imprescindível para que a gente possa responder a expectativa de boa prestação de serviço público, para que a gente possa ter menos burocracia, para que a gente possa ter mais transparência e para que possamos corresponder a expectativa da população. Para que a gente atinja a esses objetivos é preciso investir em equipamentos necessários para essa política de tecnologia, mas acima de tudo é tão ou mais importante investir nas pessoas, nos nossos servidores, para que eles possam utilizar esses materiais e equipamentos com todas as possibilidades que essa tecnologia transmite”, afirmou o prefeito Bruno Covas durante o lançamento do programa nesta terça-feira (5).

A reciclagem do núcleo de gestores de tecnologia do município, que recebeu, recentemente, o reforço de mais 31 profissionais, é parte do planejamento detalhado na nova Política de Governança de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Decreto 57.653/17), que estabelece as bases para a modernização tecnológica do município.

“A capacitação é fundamental para fornecer aos servidores ferramentas e informações necessárias para a modernização da gestão. Não basta apenas investir em equipamentos sem investir nas pessoas", destaca Wagner Lenhart, secretário municipal de Gestão em exercício.

“A administração municipal está olhando para o futuro. É a primeira vez que a cidade tem um planejamento estratégico de tecnologia que irá permitir a construção do governo digital que queremos", destaca Rogério Brecha, presidente da Prodam.

A modernização das praças de atendimento das Prefeituras Regionais, que receberam 700 novos computadores fruto de doação da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 238 scanners para a digitalização de documentação, além da qualidade e da velocidade dos links de internet aprimoradas, é outra iniciativa associada à nova política de governança.

“Os investimentos na infraestrutura precisam vir acompanhados da melhoria do parque tecnológico do município, que é extremamente obsoleto, da redução da burocracia, da simplificação dos processos. Só assim poderemos tornar a cidade, de fato, mais inteligente e ofertar serviços inovadores”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Sobre a Política de Governança de Tecnologia

O lançamento da nova Política de Governança de Tecnologia da Informação e da Comunicação visa adequar a atuação da administração pública municipal às melhores práticas e padrões existentes nas organizações. A política de tecnologia traz orientações técnicas sobre temas como aquisição de bens e serviços, contratação de desenvolvimento de software, gestão de rede, processos de T.I e, por meio de padrões e parâmetros claros, visa aumentar a maturidade tecnológica dos órgãos.

“Queremos agregar mais valor à gestão e prover programas de capacitação permanentes em tecnologia. Fomentar a inovação, buscar melhorias contínuas nos serviços e promover a cidadania digital são alguns dos nossos objetivos finais”, complementa André Tomiatto, Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Lançamento do portal de Governança de T.I

O Portal de Governança de T.I (tecnologia.prefeitura.sp.gov.br) foi criado com o intuito de concentrar em um único local dados, soluções, notícias e documentações técnicas relacionadas às Tecnologias de Informações e Comunicação da Prefeitura de São Paulo, e que tem como missão fomentar informações e conversações entre os profissionais. Por meio de um fórum de discussão, contribui para gerar interação e sintonia entre as equipes sobre os temas que lhe são comuns. Assim, o compartilhamento de ideias, soluções e informações tecnológicas passam a chegar com mais rapidez e de forma mais precisa aos colaboradores de TI.