Prefeitura de São Paulo promove Arduino Day e reúne expoentes da cultura maker

Evento acontece simultaneamente em vários países no dia 12 de maio e oferece oficinas e apresentações relacionadas à inovação e tecnologia. Gratuita, a programação conta com atividades para o público infantil e está disponível em www.facebook.com/arduinosaopaulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da secretaria municipal de Inovação e Tecnologia, promove no dia 12 de maio o Arduino Day, evento que acontece simultaneamente em vários países e celebra o aniversário da plataforma eletrônica de hardware livre que leva o mesmo nome e permite o desenvolvimento e controle de sistemas interativos.

Com o objetivo de reunir coletivos makers, hackers, comunidades e profissionais que trabalham com tecnologia criativa e inovação, o Arduino Day propõe atividades e oficinas gratuitas nos 12 laboratórios de fabricação digital da rede Fab Lab Livre SP disposta pela cidade (acompanhe abaixo a lista completa), assim como na Praça das Artes, no Centro. A programação completa está disponível em www.facebook.com/arduinosaopaulo.

“Precisamos democratizar o acesso a novas tecnologias e propor o debate sobre como inovar na cidade. Nossa meta é reunir entusiastas da cultura faça você mesmo que possam compartilhar experiências e projetos, difundindo e desmistificando a eletrônica e a robótica”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Apoiado pelos projetos Embarcados, Fazedores, Hardware Livre, da Universidade de São Paulo (USP), e Bolacha HackerSpace, a programação do Arduino Day contará com palestras, apresentações e debates, além de área de exposição de makers. Será possível aprender, por exemplo, como automatizar uma horta ou mesmo criar jogos utilizando a plataforma. “Espaços e eventos abertos e colaborativos promovem o engajamento da comunidade, o compartilhamento do conhecimento e produzem impacto social positivo”, completa Fabiano Martucci, coordenador de Convergência Digital da secretaria municipal de Inovação e Tecnologia.

Para participar, os (as) interessados (as) devem inscrever-se gratuitamente na página https://arduinodaysp.splashthat.com/

Para as crianças

O Arduino Day contará com um espaço dedicado às crianças, o Digital Kids, onde os pequenos poderão aprender a animar personagens e conhecer mais sobre o universo dos laboratórios de fabricação digital.

Arduino Day SP 2018

Data: 12 de maio

Horários e locais:

Praça das Artes – 10h às 19h

FabLab Livre SP – 9h às 13h (ver relação abaixo)

• Chácara do Jockey Club
Rua Santa Crescencia, 323
Butantã

• Centro Cultural Cidade Tiradentes
Av. Inácio Monteiro, 6900
Cidade Tiradentes

• Galeria Olido
Avenida São João, 473
Centro

• Centro de Convivência de Heliópolis
Estrada das Lágrimas, 2385
Heliópolis

• Espaço São Luís (Telecentro Criança Feliz)
Rua Bacabinha, 280
Jardim São Luís

• Casa de Memória de Itaquera
Rua Antônio Carlos de Oliveira Cesar, 97

• Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20
Penha

• CEU Três Pontes
Rua Capachós, 400
Jardim Célia

• CEU Anhanguera
R. Pedro José de Lima, 1020
Anhangurera

• Centro Cultural da Juventude
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641
Limão

• Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000
Paraíso

• Vila Itororó
Rua Pedroso 238
Bela Vista