Comunidade de São Miguel Paulista participa da apresentação do Descomplica SP que começa a operar em 12 de março

Novo conceito de atendimento ao cidadão foi apresentado para a população do entorno nessa segunda-feira, 5 de março, na sede da Prefeitura Regional de São Miguel. Evento contou com presença de cerca de 150 representantes da comunidade local, recebidos pelo Prefeito Regional Edson Marques e pelo secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg

                        

Foto: Assessoria de Comunicação/SMIT

A comunidade de São Miguel Paulista teve acesso, na noite dessa segunda-feira (5), a novas informações sobre a primeira unidade do Descomplica SP, que entra em operação no bairro no próximo dia 12 de março. Inspirado no Poupatempo, o novo programa ofertará atendimento de excelência ao cidadão, com mais eficiência e agilidade. Estarão disponíveis na unidade, de 12 mil metros quadrados, mais de 350 serviços da Prefeitura de São Paulo, tornando mais fácil a vida da população, que não precisará mais deslocar-se a diversos pontos para ser atendida - o que, na maioria das vezes, representa perda de tempo e de dinheiro.

Representantes das associações de moradores, redes de lojistas, comerciantes e a população em geral de São Miguel, cerca de 150 moradores do bairro, participaram da apresentação do projeto em primeira mão à comunidade, na sede da Prefeitura Regional de São Miguel Paulista. Durante conversa com o Prefeito Regional Edson Marques e com o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, os participantes conheceram as expectativas em relação ao funcionamento da unidade: devem ser oferecidos cerca de 1.200 atendimentos/dia, em 64 postos/guichês, disponibilizados por 18 secretarias municipais que manterão instâncias na unidade, além de outras esferas de governo, como Correio e Detran/SP.

A lista de 350 serviços aos quais os usuários de São Miguel Paulista terão acesso no Descomplica SPinclui aprovação de plantas de imóveis atéalistamento militar, emissão de carteira de trabalho, ativação de seguro-desemprego e emissões de segunda via de IPTU. A população será beneficiada ainda com o Descomplica SP Digital, espaço onde haverá atendentes capacitados para fornecer orientações sobre o uso de serviços eletrônicos e aplicativos.

A proposta do novo programa é simplificar processos, reduzir a burocracia e incentivar a atuação integrada de secretarias, órgãos e instituições. Ao prestar serviços de forma transversal, o Descomplica SP também aproxima órgãos municipais das diferentes esferas de governo, resultando em mais sinergia nas soluções aos cidadãos.

A médio prazo, a ideia é ampliar a oferta de serviços nas unidades. Sugestões de estabelecimento de postos de Eletropaulo e Sabesp, feitas durante a reunião pela população, tendem a ser consideradas, conforme adesão dos prestadores de serviços convidados a serem parceiros da iniciativa.

O Descomplica SP acabará por descentralizar o atendimento presencial da Prefeitura. “Queremos levar os serviços das secretarias municipais e outros órgãos a quem mais precisa, revolucionando o atendimento ao cidadão”, destaca o Prefeito Regional de São Miguel Paulista, Edson Marques.

O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, sustenta que a iniciativa promova, antes de tudo, o exercício e a vivência da democracia, por meio da prestação de serviços públicos de qualidade e do estabelecimento de um novo, ágil e funcional modelo de relação entre Prefeitura, Estado e os cidadãos. “Estamos trabalhando duro para reduzir a burocracia, simplificar os processos e integrar os diferentes serviços municipais”, afirmou.

Projeto piloto - A unidade de São Miguel Paulista funcionará como um laboratório de experimentação. A partir dos resultados alcançados, serão implementados outros postos do DescomplicaSP nas demais Prefeituras Regionais. Para tanto, servidores estão sendo amplamente capacitados para garantir bom atendimento e, principalmente, disponibilizar respostas às demandas dos cidadãos.