Novo portal do DSV vai reduzir para 10 dias tempo de transferência de pontuação para condutor indicado

No caso da defesa contra autuação, o período será reduzido de quatro meses para 15 dias

Para tornar mais rápido os serviços prestados ao cidadão, a Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) está desenvolvendo um portal para o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV). O novo serviço digital vai permitir o acompanhamento online de processos, indicação de condutor, defesa da autuação, envio de documentos e outros tipos de recursos contra penalidades de trânsito.

O portal, que está em fase de testes e deve ser lançado oficialmente no segundo semestre, permitirá que a transferência da pontuação para a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor indicado seja realizada em 10 dias. Hoje esse processo leva entre um e dois meses, segundo o DSV.

A análise da defesa de multa também vai ficar mais rápida. O procedimento, que leva atualmente de três a quatro meses, será concluído em uma média de 15 dias.
A celeridade nesses trâmites vai garantir o melhor atendimento ao condutor, que terá de esperar menos para a transferência de pontos de sua CNH e para a apreciação da defesa de sua atuação. Além disso, haverá economia de recursos públicos, explica o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

A economia será decorrente da digitalização dos processos do DSV, eliminado a necessidade do uso de papéis. Quando toda a digitalização estiver concluída, também não serão mais necessárias salas de arquivos com funcionários específicos para a manutenção dos processos impressos. Esses funcionários vão poder atuar em outros setores do DSV.

Daniel Annenberg, secretário de Inovação e Tecnologia, ressalta que a migração de todos os processos do município para o ambiente digital deverá ser concluída até o fim de 2018. A digitalização do DSV é uma etapa essencial para essa transição rumo a uma Prefeitura mais moderna e menos burocrática.

Também serão produzidos relatórios mensais de produção e demanda de serviços no portal, para que ajustes e melhorias possam ser implementados.
A população poderá acessar o portal de qualquer computador e em qualquer localidade

Também será possível realizar os seguintes serviços no portal do DSV:
- Canal de atendimento online
- Acompanhamento de processos
- Envio de documentação digitalizada
- Disponibilidade do serviço 24 horas por dia e sete dias por semana


Fonte: Assessoria de Imprensa - SMT