Fiscalização de Limpurb aplica mais de 100 multas em geradores de resíduos hospitalares


Equipes de fiscalização do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) vistoriaram, nesta quinta-feira (03), 244 estabelecimentos particulares que geram resíduos hospitalares. Foram aplicadas 113 multas no valor de R$ 1.000,00 por estarem sem cadastro ou desatualizado.   A operação ocorreu nas ruas Itapeva, Borges Lagoa, Abílio Soares e Roma.

Os Geradores de Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS) precisam se cadastrar em Limpurb. De acordo com a Lei de Limpeza Urbana nº 13.478, a coleta destes resíduos deve ser realizada pela Prefeitura por meio das concessionárias contratadas, uma vez que estes materiais são perigosos. Os veículos são adaptados para o recolhimento do lixo hospitalar e os funcionários das empresas treinados para coletar os resíduos com segurança.

Mais de 19 mil estabelecimentos, entre farmácias, clínicas veterinárias, ginecológicas e odontológicas, hospitais, laboratórios e outros similares, estão cadastrados em Limpurb e recebem os serviços de coleta da Prefeitura. Cerca de 90 toneladas de resíduos hospitalares são recolhidas diariamente na cidade de São Paulo.

Todos os materiais são enviados para tratamento específico, nada vai para aterro sanitário sem antes passar por processo de descontaminação. Os estabelecimentos devem seguir rigorosamente as legislações específicas de manuseio e acondicionamento para a destinação final. Existem cinco classificações de resíduos: biológicos, químicos, radioativos, lixo comum e perfurocortantes. Cada tipo recebe o tratamento adequado, seja em Usina de Desativação Eletrotérmica (ETD) ou Incineração.

O Limpurb disponibiliza no site www.limpurb.sp.gov.br  outras informações para os interessados em receber os serviços de coleta de resíduos de saúde.