Maker Day tem início no FabLab Heliópolis

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

O FabLab Heliópolis recebeu nesta segunda-feira (13) a oficina Maker Day, promovida pela Intel. Durante quatros horas de atividades, os alunos puderam aprender técnicas de brainstorm (escolha de ideias), conceitos de eletrônica, arduino (pequenas placas, de baixo custo, que podem ser usadas para programação) e internet das coisas (comunicação entre objetos de nosso cotidiano com a rede).

Esta atividade tem como público alvo os alunos do ensino fundamental e médio e não exige conhecimentos prévios. “Nós usamos o software ArduBlock, ele permite que os alunos programem agrupando bloquinhos e vendo como cada uma delas se comportará, passando então o programa para o arduino. Assim, não é necessário que os alunos tenham visto algo de programação anteriormente”, destacou a gerente do projeto, Giselle Cruz, pontuando ainda que “A ideia é de que as crianças vejam que a tecnologia está além das redes sociais, empoderando-os e dando base para que eles possam buscar soluções para alguns problemas de seu ambiente”.

Os protótipos e ideias desenvolvidos durante o Maker Day podem participar da “Maratona Maker” da Intel. Este concurso selecionará 50 finalistas, estes receberão kits com componentes para aprimorar seu protótipo e, então, enviarão fotos e vídeos com o funcionamento deste protótipo. Dentre os 50, três serão os vencedores (um do Ensino Fundamental II e dois do Médio), que ganharão uma viagem para São Paulo e, além disso, visitarão empresas de tecnologia instaladas na capital como o Google e a Intel.

“Eu espero que vocês aproveitem bastante este curso e saibam que toda a rede FabLab Livre SP está com as portas abertas. Vocês podem ver que temos uma série de cursos aqui que conversam com o que será ministrado hoje, assim, vocês podem nos visitar caso queiram aprender coisas novas ou praticar os conteúdos da oficina do Maker Day”, convidou Artur Cordeiro, da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital.

Os cursos do MakerDay serão replicados em outras duas unidades da rede FabLab Livre SP neste mês, são eles FabLab Anhanguera (20/06) e Três Pontes (27/06).

Se você está no ensino fundamental ou médio e tem de 10 a 18 anos, confira o site http://fablablivresp.art.br/ , por meio deste endereço serão feitas as inscrições para os próximos encontros do Maker Day.